Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Super GT: Definição do grid de largada será semelhante ao da F1 em Suzuka
Quinta-feira, 20 de Agosto de 2009
 
Líder do campeonato está suspenso devido a sua má conduta esportiva durante as primeiras cinco provas da temporada

Mais uma categoria internacional vai adotar o sistema eliminatório para a definição do grid de largada. Assim como a Fórmula 1, o campeonato Japonês de Super GT também terá três fases durante a disputa do treino classificatório. A medida vale já a partir da etapa deste fim de semana (22 e 23 de agosto) em Suzuka, onde acontece a sexta etapa do principal certame de carros esportivos do Oriente. “Vou fazer o melhor no fim de semana e espero que seja bom o bastante para sermos líderes novamente”, conta o brasileiro João Paulo de Oliveira (Nissan), terceiro colocado no certame e que foi líder por mais da metade do campeonato.

Antigamente, o grid da Super GT era definido em duas partes. Na primeira, todos participavam. Na segunda, os oito mais rápidos definiam a pole numa única tentativa de volta rápida. Com o novo formato, serão três sessões. Na S1 todos os competidores têm 40 minutos para registrar suas voltas mais rápidas e os 12 mais rápidos avançam. A S2 terá 10 minutos de duração e os oito mais rápidos continuam na briga pela pole. Na S3, os oito classificados têm 10 minutos para decidir quem parte da posição de honra. “Será igual para todos os pilotos. Pode ser mais atrativo para o público, mas para nós lá dentro não deve ter muita diferença”, afirma João Paulo.

O regulamento que entra em vigor neste fim de semana irá privilegiar as duplas mais equilibradas. Isso porque o piloto que registrar as voltas na S2 será obrigado a ceder o lugar para seu companheiro na S3. “Vamos ter que modificar alguma estratégia, mas não chega a ser uma mudança tão grande”, explica JP, como ele é conhecido no Japão

Penalização

A outra novidade do fim de semana em Suzuka será a não participação do francês Benoit Treluyer, que ao lado de Satoshi Motoyama (JAP) venceu duas das últimas três provas e lidera o campeonato. Ele foi suspenso por uma corrida por conduta anti-esportiva durante a temporada. “Eu acho justo este tipo de punição. Se o piloto estiver causando muitos problemas tem que ficar de fora da corrida mesmo”, opina João Paulo, que piloto um Nissan GT-R na Super GT.

A penalização se deu baseada no GTA Driving Moral Hazard Prevention System, um sistema de pontuação feito pela organização do campeonato que busca qualidade de corridas e a construção de conduta esportiva exemplar em todas as provas, visando a segurança do esporte. “O sistema pune um piloto que acumula um determinado número de pontos. Caso você atinja nove pontos, está suspenso de uma rodada. Foi isso o que aconteceu com o Benoit”, relata JP.

O sistema é aplicado em corridas e testes oficiais da Super GT e pode acarretar em suspensões e restrições durante os eventos. Todos os julgamentos são feitos por observadores da organização da categoria.

Esta é a classificação da Super GT após cinco etapas:

1) Benoit Treluyer (FRA)/Satoshi Motoyama (JAP), Nissan GT-R (B), 43;
2) Andre Lotterer (ALE)/Jyuichi Wakisaka (JAP), Lexus SC430 (B), 39;
3) João Paulo de Oliveira (BRA)/Seiji Ara (JAP), Nissan GT-R (Y), 37;
4) Ralph Firman (GBR)/Takuya Izawa (JAP), Honda NSX (B), 33;
5) Ryo Michigami (JAP)/Takashi Kogure (JAP), Honda NSX (B), 32;
6) Toshihiro Kaneishi (JAP)/Koudai Tsukakoshi (JAP), Honda NSX (B), 31;
7) Richard Lyons (IRL)/Yuji Tachikawa (JAP), Lexus SC 430 (B), 29;
8) Ronnie Quintarelli (ITA)/Hironobu Yasuda (JAP), Nissan GT-R (M), 26;
9) Sebastian Philippe (FRA)/Matsuda Tsugio (JAP), Nissan GT-R (B), 26;
10) Bjorn Wirdheim (SUE)/Daisuke Ito (JAP), Lexus SC 430 (B), 20;
11) Yuji Ide (JAP)/Shinya Hosokawa (JAP), Honda NSX (B), 19;
12) Andre Couto (POR)/Hohei Hirate (JAP), Lexus SC430 (D), 17;.
13) Hiroaki Ishiura (JAP)/Kazuya Oshima (JAP), Lexus SC 430 (B), 14;
13) Loic Duval (FRA)/Yuki Nakayama (JAP), Honda NSX (D), 9.

Visite www.joaopaulo.jp
Siga www.twitter.com/jpdeoliveira
Visite: www.supergt.net
 
João A. T. Otazu
 
» Leia também

 12/09 - Confira os números do Brasileiro
 12/09 - Ralf foi punido com a perda do tempo
 12/09 - Montoya será o último a deixar os boxes na classificatória
 12/09 - Barrichello na frente no primeiro treino em Monza
 11/09 - Sai Tarumã, entra Campo Grande
 11/09 - De olho na telinha
 11/09 - Melhora o tempo, e assim, a expectativa de participação na Arrancada
 11/09 - Ações da CART chegaram a ser negociadas a US$ 35
 11/09 - Temporada 2004 vai começar na Austrália e terminar no Brasil
 11/09 - Firman não foi liberado para correr em Monza
 11/09 - Comissão mantém regularidade no Goiano de Kart
 11/09 - Sênior Paulista promete bons pegas na 8ª etapa
 11/09 - Novos donos manterão formato da Fórmula CART
 11/09 - ?Foi o melhor acordo que conseguimos?, disse Pook
 11/09 - Agora é oficial: CART sob nova direção
 11/09 - Vem aí a 53ª corrida do ?circo? em Monza
 10/09 - Exploração do episódio em Campo Grande é o tema do ?Papo de Box?
 10/09 - "Monomarcas PCR" recebe elogios de pilotos curitibanos
 10/09 - Serra Verde recebe a 6ª etapa da "Fórmula Minas de Kart"
 10/09 - Confira a programação do final de semana em Vitória

... 581 582 583 584 585 586 587 588 589 590 591 592 593 594 595 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados