Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
20 anos após o auge, o Brasileiro de Marcas vai voltar a acontecer
Sexta-feira, 24 de Outubro de 2003
 
O Campeonato Brasileiro de Marcas, sucesso que durou de 1983 a 1994, e que teve seu auge na segunda temporada, quando a média de carros alinhados foi de 60, vai voltar a ser disputado em 2004.

A Confederação Brasileira de Automobilismo será a responsável pelo renascimento do certame que inicialmente terá uma categoria voltada aos carros 1.6 ?que já disputam os diversos campeonatos de Turismo N espalhados pelo país?, lembra o Presidente Paulo Scaglione, que salienta que, após, será criada uma divisão destinada aos veículos com propulsores de 2 litros.

No retorno do campeonato ao cenário brasileiro, a idéia é de que as corridas tenham transmissões pela TV, para o que a CBA inclusive já iniciou conversas com potenciais patrocinadores. ?Nossa idéia é termos um parceiro que arque com os custos apenas da transmissão por TV?, conta Scaglione.

Um passeio pela história da categoria

Sucesso é a palavra que melhor define especialmente os primeiros anos dos 11 em que o Brasileiro de Marcas e Pilotos foi disputado, um tempo em que as competições mobilizavam pilotos e preparadores literalmente de Norte a Sul do país.

A história do Campeonato começou em 1983, quando o mineiro Toninho da Matta (pai do atual piloto da equipe Toyota de Fórmula 1 Cristiano da Matta) sagrou-se o melhor depois das seis corridas válidas pelo campeonato que disputou a bordo de um modelo 147 da Fiat.

As 8 provas da temporada de 1984 marcaram o auge da categoria, com 60 carros por corrida, em média, num certame que começou com a ?6 Horas? ? que teve 69 carros alinhados -, e terminou depois da ?12 Horas de Interlagos?, uma corrida que contou com a participação de 59 veículos, e depois da qual a dupla formada pelo carioca Jayme Figueiredo e pelo paulista Xandy Negrão festejou o título, correndo com um modelo Voyage da Volkswagen.

Já sem o apelo inicial, uma vez que muitos desentendimentos aconteceram principalmente por questões ligadas aos regulamentos, o Brasileiro de Marcas e Pilotos foi perdendo força, tendo uma temporada bastante fraca em 1993, e terminando depois das 8 corridas disputadas em 1994.

A partir de agora, exceto nos finais de semana, você vai acompanhar conosco cada uma das temporadas válidas pelo Brasileiro de Marcas e Pilotos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 10/09 - Circuito de rua é o próximo desafio da F-Renault e Copa Clio
 10/09 - Pick-Up Racing promete esquentar o clima de Curitiba
 10/09 - WRC: Times poderão ter apenas dois carros na próxima temporada
 10/09 - WRC: Calendário para 2004 traz novidades
 09/09 - 2ª etapa do "Paranaense de Kart" será neste domingo
 09/09 - Um GP mais antigo que o próprio ?circo? ? Parte 2
 09/09 - Viamão recebe a 4ª etapa da "Kart Cup 2003"
 09/09 - Um GP mais antigo que o próprio ?circo? ? Parte 1
 09/09 - Os GPs da Itália na era pré-Fórmula 1
 09/09 - Gaúcho de Endurance vai prosseguir em Tarumã
 09/09 - Ainda há tempo para inscrever-se para a prova de Arrancada
 08/09 - Apenas Piquet movimentou os rankings
 08/09 - Veja os números do Paulista de Classic
 08/09 - Confira os números do Paulista de Força Livre
 08/09 - Alves Júnior está na frente pela Copa Fusca
 08/09 - Confira os números da Turismo N
 08/09 - Buchler comanda a tabela na Fórmula São Paulo
 08/09 - Alves Júnior ganhou pela quinta vez na Copa Fusca
 08/09 - Veja os resultados da Turismo N
 08/09 - Rodrigues/Ventura ganharam as duas corridas da Turismo N

... 582 583 584 585 586 587 588 589 590 591 592 593 594 595 596 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados