Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Um carro para derrotar os importados
Domingo, 20 de Fevereiro de 2005
 
Adilson Ayres, o ?Asa?, preparador de carros de corrida que participou do projeto Fitti F-1, e que há muito tempo trabalha com Nelson Piquet, está preparando um protótipo para disputar as provas de Endurance brasileiras, entrando nas pistas com condições de derrotar os importados.

O projeto, que receberá o nome de ?Ayres 001?, é realmente revolucionário, e a máquina é construída a partir de um chassi monocoque confeccionado em alclaide dural de aviação, empregando ainda muita fibra de carbono e titânio, materiais amplamente utilizados nos carros que disputam provas em Le Mans e da Fórmula 1.

Usando toda a experiência que adquiriu em suas temporadas no exterior, Adilson Asa acredita que a máquina será capaz de registrar tempos abaixo de 1min30s em Interlagos, uma aposta que se prende muito à carroceria construída em fibra de carbono e kevlar, que tem como ponto forte a aerodinâmica, sobre a qual o construtor evita dar maiores detalhes.

O protótipo deverá estar pronto em meados deste ano, e a estréia deverá acontecer na próxima edição da Mil Milhas.

Características Técnicas:
Projeto e construção: Adilson ?Asa? Ayres
Chassi: monocoque em alclaide dural de aviação
Motor: Nissan V-6 biturbo
Câmbio: Hewland DG300 de 5 marchas
Suspensão: independente nas quatro rodas com sistema de push-road, com barra estabilizadora regulável, de dentro do carro, na frente e atrás
Freios: Freio a disco Brembo em carbono nas 4 rodas
Amortecedores: Penske Regulace de três vias
Carroceria: Kevlar e carbono
Outros detalhes: Tanque de combustível em borracha ioul; pedaleira em fibra de carbono, Arco de proteção (santantônio) em molibidênio e titânio; arrefecimento por dois radiadores de água laterais e 4 litros cada com intercooler, e dois radiadores de óleo; rodas de 9,5 polegadas na dianteira e de 12 polegadas na traseira; parafusos em titânio, Semi-eixo em titânio vazado e peso aproximado: 560 kg.
 
Napoleão A. Ribeiro
 
» Leia também

 08/09 - Raiza, o único com Protótipo, venceu duas vezes na Força Livre
 08/09 - Confira os resultados finais da Força Livre
 08/09 - Forti desencantou, e venceu na F-São Paulo
 08/09 - Porto Filho e Zullino venceram pela Classic
 08/09 - Hollywood reduzirá patrocínio na Fórmula Indy
 08/09 - Michelin não fornecerá pneus para mais equipes em 2004
 07/09 - Castro Neves continua na frente. Dixon assumiu a vice-liderança
 07/09 - Hornish ganhou a prova em Chicago
 07/09 - Austin venceu. Piquet foi o 6º e Oliveira o 12º em Donington
 07/09 - Vitória do Lister Storm na 7ª etapa do FIA GT
 07/09 - Briscoe venceu em outra prova ruim para o brazuca Carbone
 07/09 - Gommendy venceu, e é o novo líder na Super Renault
 06/09 - Hearn largará na pole. Giaffone será o terceiro no grid em Chicago
 06/09 - Taylor venceu a disputa da Infiniti em Chicago
 06/09 - Diretor de prova atrapalhado fez lambança na 11ª etapa da S-Renault
 06/09 - Hearn dominou o último treino. Giaffone voltou a ser o melhor brazuca
 06/09 - Mesmo sem completar a corrida, Van der Merwe faturou o título inglês
 06/09 - Konrad encabeçará o ?1-2? da Saleen na 1º fila completada por Erdos
 06/09 - Piquet venceu na abertura da rodada dupla em Donington
 06/09 - Briscoe venceu em Nürburgring

... 583 584 585 586 587 588 589 590 591 592 593 594 595 596 597 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados