Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Obrigatoriedade do sistema HANS divide os pilotos
Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2003
 
A obrigatoriedade do uso do sistema HANS ? sigla adotada para o ?Head And Neck Support?, um sistema de proteção de cabeça e pescoço -, vem dividindo as opiniões dos pilotos da Fórmula 1, e tem recebido muitas críticas, especialmente do canadense Jacques Villeneuve.

O piloto que novamente vai defender as cores da equipe BAR disse: ?Durante os últimos nove anos, nenhum único piloto teria sido salvo por este sistema. Nenhum dos acidentes ocorridos teria sido evitado ou atenuado com o uso desse dispositivo. Ao contrário: o Diniz estaria morto se estivesse usando o HANS no dia em que sofreu seu acidente?, disse Jacques Villeneuve.

O canadense citou a perda da liberdade de movimentos como mais um problema do uso do sistema: ?O uso do dispositivo não te permite mover a cabeça com liberdade, o que prejudica muito na hora de sair dos boxes ou tentar olhar se vem ou não algum carro. Basta tentar dirigir num caminho cheio de curvas sem mover a cabeça para ver o que acontece?, diz Villeneuve, que completa: ?Conversei com alguns pilotos da CART, e todos admitiram que sofreram ferimentos em alguma ocasião. E isso porque eles não fazem nem 50% do que fazemos na Fórmula 1?, completou Jacques, que tem sua posição contra o uso do HANS apoiada pelo colombiano Juan Pablo Montoya e pelo inglês Jenson Button.

Dos que defendem o uso do novo sistema, a principal voz é a do pentacampeão Michael Schumacher, segundo quem: ?O uso deste sistema não me incomoda, e nem me atrapalha ao volante. Já está demonstrado que o HANS é muito eficiente no caso de uma colisão frontal, apesar de que poderia ser um pouco mais confortável?, diz. Para Michael, os pilotos devem usar o dispositivo ?não por ser obrigatório a partir desta temporada, mas porque contribui para a própria segurança?, finaliza.

Daimler-Chrysler é a proprietária da patente

A Daimler-Chrysler é a proprietária dos direitos de produção do HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado desde o ano passado por pilotos das Fórmulas CART e Toyota-Atlantic. Hubbard, o inventor do dispositivo, trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 06/09 - Briscoe venceu em Nürburgring
 06/09 - Treino da Stock Car terá quinze minutos a mais
 06/09 - Devaney ganhou. Abreu completou o pódio na Áustria
 05/09 - Carpenter sairá na frente. Medeiros largará na 6ª posição em Chicago
 05/09 - Veja a atualização do ?De olho na telinha?
 05/09 - Scheckter foi novamente o mais veloz em Chicago
 05/09 - Medeiros dominou o treino da Infiniti Pro Series em Chicago
 05/09 - Domínio dos checos nas classificatórias da F-BMW
 05/09 - Scheckter dominou. Giaffone foi o melhor brazuca no primeiro treino
 05/09 - Argentino sai duas vezes na pole. Melo Júnior larga em 2º e em 6º
 05/09 - É boa a procura por inscrições para a 4ª etapa do Brasileiro de Arrancada
 05/09 - Klien marcou duas poles em Nürburgring
 05/09 - Sara Fisher liberada para correr em Chicago
 05/09 - De olho na telinha
 04/09 - "Pegas" do Paulista vão esquentar Interlagos
 03/09 - Interlagos pode receber a TC 2000
 03/09 - Coulthard continua na frente nos treinos em Monza
 03/09 - Farfus Jr. foi o melhor nos treinos em Vallelunga
 03/09 - Enteado de Tony George estréia na Fórmula Indy
 03/09 - Índia também quer receber o circo da Fórmula 1

... 584 585 586 587 588 589 590 591 592 593 594 595 596 597 598 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados