Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Ecclestone falou sobre as novas regras do ?circo?
Quinta-feira, 04 de Março de 2004
 
Falando à rede britânica ´BBC´, o todo-poderoso presidente da Formel One Administration Bernie Ecclestone disse que as mudanças nas regras para a temporada da Fórmula 1 que começa neste final de semana foram feitas no sentido de corrigir algumas distorções que haviam no regulamento que valeu no ano passado.

?Nós sempre estamos mudando, e tentando melhorar o tempo todo, sempre esperando que quando cometermos erros sejamos homens o bastante para admiti-los e corrigi-los em seguida", falou o britânico.

O novo pacote de regulamentações do ?circo? aboliu os treinos extras que eram realizados às sextas-feiras pela manhã, mas permite que os times piores colocados na classificação tenham um terceiro bólido nos treinos das sextas-feiras, desde que estes sejam conduzidos por pilotos que não tenham disputado mais de seis GPs nos últimos dois anos.

Como para esta primeira disputa da temporada não há outro parâmetro, vão ter direito a mais um carro no traçado as equipes piores colocadas em 2003, que foram a BAR, Sauber, Jaguar, Toyota, Jordan e Minardi.

A maneira de disputa das classificatórias também vai mudar, já que agora os grids serão definidos com duas voltas lançadas, uma em cada sessão de 45 minutos realizadas nas tardes dos sábados.

Na primeira sessão, os tempos servirão como parâmetro para, a partir da ordem inversa, definir a seqüência de entrada dos carros na pista na segunda classificatória, estando estabelecido que o aborto da volta lançada na primeira excluirá o piloto do giro lançado a que teria direito no segundo treino classificatório, depois do qual os carros ? a exemplo do que acontecia em 2003 ? seguem para o Parque fechado, e só saem de lá em direção ao grid.

Para reduzir os custos, o novo regulamento permite o uso de um único motor durante todo o final de semana, sendo que a necessidade de troca de um propulsor fará com que o piloto perca dez colocações no grid, e, caso seja necessário realizar uma segunda instalação, o carro irá para o final da formação para a largada.

Ainda no aspecto técnico, o câmbio automático foi abolido, e agora as mudanças de marcha serão feitas através de alavancas nos carros que não terão mais os dispositivos de controle de largada, mas ainda podem contar com a tração controlada eletronicamente.

Já na parte desportiva, a velocidade nas áreas de boxes subiu de 80 para 100 quilômetros por hora, exceção feita apenas ao GP de Mônaco, onde nenhum carro poderá circular na área de serviços acima dos 60 km/h.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 02/09 - Felipe Giaffone confirma presença em Chicago
 02/09 - João Paulo vai desenvolver o chassi Lola de Fórmula 3
 02/09 - Coulthard foi o mais rápido em Monza
 02/09 - De volta aos testes
 01/09 - Renato Martins recupera o ponto pela pole em Londrina
 01/09 - Turquia vai receber o circo da Fórmula 1
 01/09 - Terry Labonte quebra um jejum de 156 corridas
 31/08 - Junqueira diminui desvantagem para Tracy
 31/08 - Junqueira foi o melhor no 1-2 da Newman-Haas em Denver
 31/08 - Allmendinger vence mais uma e fatura o título da F-Atlantic
 31/08 - Thomaz venceu de ponta a ponta em Londrina
 31/08 - Tracy foi o melhor no warm-up em Denver
 31/08 - ?Foi uma vitória estratégica?, disse Elias Jr.
 31/08 - Elias Jr. comprova favoritismo e vence em Londrina
 31/08 - Bia Figueiredo comandou o warm-up em Londrina
 31/08 - Porsche de Maurício/Negrão dominou o Warm Up
 31/08 - Siciliano andou na frente no warm-up da Copa Clio
 31/08 - Lopez vence e esquenta a briga na F-Renault V6
 31/08 - Van der Merwe vence de novo e se aproxima do título
 30/08 - Paul Tracy rodou no treino e criticou forma de classificação

... 585 586 587 588 589 590 591 592 593 594 595 596 597 598 599 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados