Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
?O HANS não atrapalha nada?, conta Kleinubing
Domingo, 23 de Fevereiro de 2003
 
O gaúcho Pierre Kleinubing, que em 1997 mudou-se para os Estados Unidos, onde passou a disputar o certame de Turismo ? no qual foi campeão no próprio ano de estréia, consecutivamente em 2000 e 2001, e ficou com o vice-campeonato em 1998, 99 e 2002 ? contou que o uso do HANS não incomoda em nada.

?Sinceramente o uso não atrapalha em nada. Desde que não seja necessário virar muito o pescoço, usar o HANS não prejudica a mobilidade?, disse o piloto, que passou a ter de usar o dispositivo que é uma abreviatura de ?Head And Neck Support? no início do ano passado, a partir de quando a adoção do suporte de cabeça e pescoço foi determinada pelo regulamento do certame do qual vai participar novamente nesse ano.

O piloto natural da cidade de Erechim vem realizando treinos para estrear seu novo modelo Honda no campeonato deste ano. Entre a temporada de estréia e a do ano passado ? quando perdeu o título para o dono da RealTime Racing, equipe onde está desde a mudança para os EUA -, Pierre competiu com o mesmo modelo Accura SX.

Dispositivo pode ser importado diretamente

Por ser um produto enquadrado no valor máximo para importação por pessoas físicas, o sistema de proteção ?HANS? pode ser comprado normalmente através do site da empresa produtora, e chegar até as mãos de quem o adquiriu por correio ou empresa de encomendas urgentes.

Dependendo exclusivamente do peso do equipamento ? obviamente os mais leves custam mais caro -, o valor do HANS varia de 975 a 2 mil Dolares, o que enquadra o produto abaixo do patamar máximo de 3 mil Dólares previsto pela Receita Federal para a importação direta.

O site para maiores informações sobre o dispositivo que pode literalmente salvar o pescoço de um piloto é o www.hansdevice.com, onde o produto pode também ser encomendado para pagamento através de Cartão de Crédito Internacional.

Em função da parte burocrática, e aconselhável contratar um Despachante Aduaneiro para a agilização do processo de importação.

Dino Altmann, o médico oficial do Campeonato Brasileiro da Stock Car, e que atua também como coordenador médico da Fórmula 1 quando a categoria vem ao Brasil ? e onde aliás o HANS será obrigatório a partir desse ano -, está plenamente convencido de que o dispositivo é eficaz.

Sua convicção foi expressa numa matéria publicada pelo Speed On Line no útimo dia 4 de fevereiro.

Dentro do Campeonato Brasileiro da Stock Car, onde o uso do HANS é facultativo, Ingo Hoffmann e Fernando Parra já usam o dispositivo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 03/09 - Ferrari chamou Luciano Burti para treinar em Fiorano
 02/09 - Felipe Giaffone confirma presença em Chicago
 02/09 - João Paulo vai desenvolver o chassi Lola de Fórmula 3
 02/09 - Coulthard foi o mais rápido em Monza
 02/09 - De volta aos testes
 01/09 - Renato Martins recupera o ponto pela pole em Londrina
 01/09 - Turquia vai receber o circo da Fórmula 1
 01/09 - Terry Labonte quebra um jejum de 156 corridas
 31/08 - Junqueira diminui desvantagem para Tracy
 31/08 - Junqueira foi o melhor no 1-2 da Newman-Haas em Denver
 31/08 - Allmendinger vence mais uma e fatura o título da F-Atlantic
 31/08 - Thomaz venceu de ponta a ponta em Londrina
 31/08 - Tracy foi o melhor no warm-up em Denver
 31/08 - ?Foi uma vitória estratégica?, disse Elias Jr.
 31/08 - Elias Jr. comprova favoritismo e vence em Londrina
 31/08 - Bia Figueiredo comandou o warm-up em Londrina
 31/08 - Porsche de Maurício/Negrão dominou o Warm Up
 31/08 - Siciliano andou na frente no warm-up da Copa Clio
 31/08 - Lopez vence e esquenta a briga na F-Renault V6
 31/08 - Van der Merwe vence de novo e se aproxima do título

... 585 586 587 588 589 590 591 592 593 594 595 596 597 598 599 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados