Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Antonio Pizzonia estréia no traçado interno de Curitiba
Quarta-feira, 08 de Abril de 2009
 
Amazonense só andou em testes no traçado completo da pista paranaense

Após conseguir seu primeiro pódio na Copa Nextel Stock Car, ao terminar na terceira colocação a prova de abertura da temporada em Interlagos, o amazonense Antonio Pizzonia (Amir Nasr Racing) vai sentir novamente o gostinho de primeira vez. Ele vai estrear no traçado completo do Autódromo Internacional de Curitiba, que recebe neste domingo (12/04) a segunda etapa do campeonato. “Eu não estou muito familiarizado com a pista, porque a única vez que andei neste traçado foi no meu primeiro teste na Stock Car, quatro anos atrás. Mas com certeza isso não vai ser um problema”, afirma o experiente piloto de 28 anos, que tem passagens pela Fórmula 1, Fórmula Indy e Superleague Formula. A prova será transmitida ao vivo pelo site do Globo Esporte, na Globo.com, e as voltas finais serão exibidas ao vivo na TV Globo.

Mesmo sem conhecer muito bem o traçado, Antonio Pizzonia está animado com o bom resultado da última prova. “Vamos manter o embalo do pódio, do resultado positivo que conseguimos em São Paulo”, afirma. O piloto de Manaus lembra que o objetivo inicial da temporada segue o mesmo. “Estamos sempre visando chegar aos playoffs. A meta é terminar bem e levar meu Peugeot 307 à zona de pontuação”, comenta. E as perspectivas futuras são boas. “Apesar do bom resultado, eu fui o que menos andou até agora. Podemos desenvolver muito mais o carro”, garante.

O novo bólido, que estreou na Stock Car na etapa passada, vai receber algumas modificações para a corrida em Curitiba. Uma das principais é a troca do escapamento. A peça antiga era do tipo oito em um, tinha apenas um cano de escape saindo pela lateral direita do carro. Já o novo equipamento será como o do ano passado, e terá saída pelas duas laterais, tipo quatro por um, e deverá liberar mais potência do motor. “Espero que ajude e seja um alívio em relação ao grande calor interno do carro. Particularmente eu não sofri no cockpit, pois o isolamento em meu carro era bom”, comenta Pizzonia. As equipes já receberam escapamento novo para um de seus carros. O outro será entregue somente em Curitiba.

A porca de alumínio do cubo rápido que prende as quatro rodas do carro foi um dos fatores que impossibilitaram a troca de pneus em Interlagos e também receberá atualização. A nova peça em aço e com guia reforçada provavelmente necessitará de menos torque para ficar totalmente presa. “O problema não é só a porca, mas sim o conjunto inteiro. Com isso, a dificuldade para a troca de pneus talvez não esteja 100% resolvida, já que a ferramenta pneumática que prende a porca é o maior problema. Torço para que dê certo”, explica Amir Nasr, chefe da equipe brasiliense que leva o seu nome.

Os capôs, que foram destaques na abertura da temporada por se soltarem facilmente da estrutura do chassi ganharam mais duas travas na grade dianteira para amenizar o problema. “Mas só voou o capô de quem se tocou. Nunca um capô vai ser à prova de batidas”, comenta Amir. Ele lembra que o mais preocupante, no entanto, é a vulnerabilidade do eixo cardã. “Isso ainda não está bem resolvido, existe um problema de vibração”, garante.

O chefe de equipe ressalta que o maior vilão para corrigir os problemas do carro com rapidez é a falta de tempo. “As corridas são muito próximas, e quando uma solução é encontrada, ela precisa ser aplicada em 32 carros”, conta. Para Pizzonia essas mudanças no bólido são normais. “É natural num projeto novo. A cada corrida são descobertas mais coisas e novas mudanças para solucionar todos os problemas”, atesta o esportista.

O titular da Amir Nasr Racing garante que está bem aclimatado com todos na sua nova equipe. “Foi muito boa essa nossa primeira experiência, nos adaptamos bem rápido, tudo funcionou direitinho”, lembra. O amazonense acredita que esse bom ambiente pode ser fundamental no decorrer da competição. “Talvez nós ainda estejamos atrás de outras equipes, mas o bom entrosamento inicial é muito importante e vai nos ajudar a evoluir o mais rápido possível”, finaliza.

Confira a programação para o fim de semana em Curitiba:

Sexta-feira, 10/04
13h00 – 13h30: Treino livre (1º grupo)
13h50 – 14h20: Treino livre (2º grupo)
16h00 – 16h30: Treino livre (1º grupo)
16h50 – 17h20: Treino livre (2º grupo)

Sábado, 11/04
09h15 – 09h45: Treino livre (1º grupo)
10h05 – 10h35: Treino livre (2º grupo)
13h30 – 15h00: Treino classificatório

Domingo, 12/04
11h00: Largada para a 2ª etapa

Esta é a classificação da Copa Nextel após a primeira etapa:

1º) Paulo Salustiano (CA, SP), 28 pontos
2º) Ricardo Mauricio (CA, SP), 20 pontos
3º) Antonio Pizzonia (P3, AM), 16 pontos
4º) Daniel Serra (P3, SP), 15 pontos
5º) Nonô Figueiredo (CA, SP), 12 pontos
6º) Lico Kaesemodel (CA, PR), 10 pontos
7º) Atila Abreu (CA, SP), 9 pontos
8º) Allam Khodair (P3, SP), 8 pontos
9º) Giuliano Losacco (P3, SP), 7 pontos
10º) Xandinho Negrão (CA, SP), 6 pontos
11º) Valdeno Brito (P3, PB), 5 pontos
12º) David Muffato (P3, PR), 4 pontos
13º) Cacá Bueno (P3, RJ), 3 pontos
14º) Norberto Gresse (CA, SP), 2 pontos
14º) Thiago Camilo (CA, SP), 2 pontos
16º) Enrique Bernoldi (P3, PR), 1 ponto.

Visite www.blogdopizzonia.zip.net
 
João A. T. Otazu
 
» Leia também

 29/08 - Thomaz destaca o trabalho da equipe Giaffone
 29/08 - Siciliano deu o troco no segundo treino da Copa Clio
 29/08 - Thomaz comandou o segundo treino em Londrina
 29/08 - Haberfeld foi o melhor no segundo treino em Denver
 29/08 - Jani larga na pole na primeira em Spa-Francorchamps
 29/08 - FIA muda as regras dos pneus e Michelin reclama
 29/08 - Peugeot anuncia pilotos para a próxima temporada
 29/08 - Tracy na frente no primeiro treino em Denver
 29/08 - ?Vácuo será decisivo em Londrina?, prevê Fábio Carreira
 29/08 - Elias Jr. foi o mais rápido no primeiro treino em Londrina
 29/08 - Diego Freitas começa na frente em Londrina
 28/08 - Mudada a praça do Brasileiro de Arrancada
 28/08 - Rubens Barrichello foi o culpado pela quebra na Hungria
 28/08 - Oliveira vai disputar provas do Inglês da categoria
 28/08 - Carrapatoso encerra testes na F-Super Renault V6
 28/08 - Augusto Farfus Jr. testa pela Mercedes em Hockenheim
 27/08 - Felipe Giaffone treina em Chicago nessa semana
 26/08 - Max Papis deixa a PK Racing; Mika Salo entra na vaga
 26/08 - Newman-Haas Racing confirma presença em Indianápolis
 26/08 - Tracy continua na Forsythe em 2004

... 587 588 589 590 591 592 593 594 595 596 597 598 599 600 601 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados