Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 29/08 - Zeca Cardoso bateu forte no segundo treino
 29/08 - Thomaz destaca o trabalho da equipe Giaffone
 29/08 - Siciliano deu o troco no segundo treino da Copa Clio
 29/08 - Thomaz comandou o segundo treino em Londrina
 29/08 - Haberfeld foi o melhor no segundo treino em Denver
 29/08 - Jani larga na pole na primeira em Spa-Francorchamps
 29/08 - FIA muda as regras dos pneus e Michelin reclama
 29/08 - Peugeot anuncia pilotos para a próxima temporada
 29/08 - Tracy na frente no primeiro treino em Denver
 29/08 - ?Vácuo será decisivo em Londrina?, prevê Fábio Carreira
 29/08 - Elias Jr. foi o mais rápido no primeiro treino em Londrina
 29/08 - Diego Freitas começa na frente em Londrina
 28/08 - Mudada a praça do Brasileiro de Arrancada
 28/08 - Rubens Barrichello foi o culpado pela quebra na Hungria
 28/08 - Oliveira vai disputar provas do Inglês da categoria
 28/08 - Carrapatoso encerra testes na F-Super Renault V6
 28/08 - Augusto Farfus Jr. testa pela Mercedes em Hockenheim
 27/08 - Felipe Giaffone treina em Chicago nessa semana
 26/08 - Max Papis deixa a PK Racing; Mika Salo entra na vaga
 26/08 - Newman-Haas Racing confirma presença em Indianápolis

... 587 588 589 590 591 592 593 594 595 596 597 598 599 600 601 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados