Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Duas novas regras da FIA estréiam no GP Brasil
Domingo, 24 de Março de 2002
 
Duas das novas regras aprovadas pela reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo realizada na semana passada vão valer já a partir do Grande Prêmio do Brasil, que será realizado dentro de exatamente uma semana, em Interlagos.

Das novas normas, a que certamente vai gerar mais buxixo é aquela que determina que qualquer piloto que se envolver em um acidente partirá para a prova seguinte na condição de "infrator", o que fará com que perca 10 posições no grid.

Qualquer carro que não possa deixar o alinhamento por seus próprios meios 30 segundos depois da luz verde será retirado da formação, e levado até os boxes pelos "empurradores".

Na reunião da última quarta-feira o Conselho da FIA aprovou ainda outras medidas, a mais polêmica delas a que determina o uso de um único motor para todo o final de semana a partir de 2004. Também será aplicada a perda de 10 posições no alinhamento a qualquer piloto que por algum motivo tenha de ter substituído o propulsor de seu carro.

Uma das medidas aprovadas estréia no final deste ano: a que permite a realização de testes coletivos nos circuitos de Jerez de La Frontera e Barcelona, ambos na Espanha. Cada time poderá escolher entre um dos traçados para seus treinos, que poderão ser divididos em três sessões de três dias cada.

Já a partir do próximo ano, tanto os pilotos da Fórmula 1 quanto da Fórmula 3000 terão obrigatoriamente de usar o suporte de proteção de pescoço e cabeça conhecido como HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado por "drivers" das Fórmulas CART/FedEx e Toyota/Atlantic. A FIA vai se encarregar de conseguir a licença para uso do dispositivo junto à DaimlerChrysler, montadora que comprou os direitos de comercialização junto ao inventor, que trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

No ano que vem e em 2004, a Federação Internacional de Automobilismo vai determinar novas regras para a construção dos chassis dos carros de F-1.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 29/08 - Zeca Cardoso bateu forte no segundo treino
 29/08 - Thomaz destaca o trabalho da equipe Giaffone
 29/08 - Siciliano deu o troco no segundo treino da Copa Clio
 29/08 - Thomaz comandou o segundo treino em Londrina
 29/08 - Haberfeld foi o melhor no segundo treino em Denver
 29/08 - Jani larga na pole na primeira em Spa-Francorchamps
 29/08 - FIA muda as regras dos pneus e Michelin reclama
 29/08 - Peugeot anuncia pilotos para a próxima temporada
 29/08 - Tracy na frente no primeiro treino em Denver
 29/08 - ?Vácuo será decisivo em Londrina?, prevê Fábio Carreira
 29/08 - Elias Jr. foi o mais rápido no primeiro treino em Londrina
 29/08 - Diego Freitas começa na frente em Londrina
 28/08 - Mudada a praça do Brasileiro de Arrancada
 28/08 - Rubens Barrichello foi o culpado pela quebra na Hungria
 28/08 - Oliveira vai disputar provas do Inglês da categoria
 28/08 - Carrapatoso encerra testes na F-Super Renault V6
 28/08 - Augusto Farfus Jr. testa pela Mercedes em Hockenheim
 27/08 - Felipe Giaffone treina em Chicago nessa semana
 26/08 - Max Papis deixa a PK Racing; Mika Salo entra na vaga
 26/08 - Newman-Haas Racing confirma presença em Indianápolis

... 587 588 589 590 591 592 593 594 595 596 597 598 599 600 601 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados