Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Nürburgring: do belo "Laço Norte" aos dias atuais
Terça-feira, 24 de Junho de 2003
 
A história do circuito alemão de Nürburgring, que no próximo final de semana vai sediar pela oitava vez o Grande Prêmio da Europa, pode ser dividida em duas fases.

A primeira delas vai da inauguração da pista, em 1927, até 1976, ano em que um terrível acidente envolvendo o austríaco Andreas Nikolaus Lauda, ou simplesmente Niki Lauda, fez com que o traçado de inacreditáveis 22.835 metros fosse riscado do calendário da Fórmula 1, que já havia estado naquela pista em 22 ocasiões, sempre sendo sede do chamado "Grande Prêmio da Alemanha", hoje disputado na pista de Hockenheim.

Mas o acidente de Lauda, que escapou milagrosamente com vida de um incêndio ocorrido em seu Ferrari após um choque contra a saída da chamada curva "Bergwerk" - uma das 174 espalhadas pelo traçado -, não havia sido o primeiro grave ocorrido em Nürburgring, onde desastres já haviam provocado as mortes do argentino Onofre Marimon, em 1954, e do inglês Peter Collins, que faleceu no hospital em decorrência dos ferimentos sofridos quando seu Ferrari se chocou contra a barreira lateral à Curva "Pflanzgarten" nos treinos para o GP de 1958.

O desastre de Niki Lauda (que seis semanas depois do acidente voltou a competir, disputando a partir de Monza as provas finais de um certame que no final daquele 1976 seria vencido por James Hunt, seu companheiro britânico na Ferrari que levantaria o título por ter somado um único ponto a mais), deixou a pista de Nürburgring "de castigo" para reformas até a 1984, quando o traçado, então com 6.823 metros, sediou pela primeira vez o "GP da Europa", uma corrida que começou com o brasileiro Nelson Piquet na pole position - depois de ter marcado 1min18s87 com seu Brabham -, e terminou com a vitória do francês Alain Prost.

Não há exagero nenhum em dizer que aquele Grande Prêmio disputado no dia 1º de agosto de 1976 decretou o limiar entre a era do traçado de Nürburgring que passava em meio à floresta - uma pista definida pelo próprio site oficial do circuito como "a mais bonita e perigosa de todo o mundo"-, e sua "fase moderna", que passou pelo encolhimento dos pouco mais de 22 quilômetros para a pista 6.823 metros, e posteriormente para o traçado de 4.556 metros que estreou na prova do ano passado, e que vai ser usado de novo no próximo domingo.

A "Nordschleife", ou Laço Norte do circuito, atualmente é usada apenas nas edições da "24 Horas de Nürburgring" disputadas todos os anos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 29/08 - Zeca Cardoso bateu forte no segundo treino
 29/08 - Thomaz destaca o trabalho da equipe Giaffone
 29/08 - Siciliano deu o troco no segundo treino da Copa Clio
 29/08 - Thomaz comandou o segundo treino em Londrina
 29/08 - Haberfeld foi o melhor no segundo treino em Denver
 29/08 - Jani larga na pole na primeira em Spa-Francorchamps
 29/08 - FIA muda as regras dos pneus e Michelin reclama
 29/08 - Peugeot anuncia pilotos para a próxima temporada
 29/08 - Tracy na frente no primeiro treino em Denver
 29/08 - ?Vácuo será decisivo em Londrina?, prevê Fábio Carreira
 29/08 - Elias Jr. foi o mais rápido no primeiro treino em Londrina
 29/08 - Diego Freitas começa na frente em Londrina
 28/08 - Mudada a praça do Brasileiro de Arrancada
 28/08 - Rubens Barrichello foi o culpado pela quebra na Hungria
 28/08 - Oliveira vai disputar provas do Inglês da categoria
 28/08 - Carrapatoso encerra testes na F-Super Renault V6
 28/08 - Augusto Farfus Jr. testa pela Mercedes em Hockenheim
 27/08 - Felipe Giaffone treina em Chicago nessa semana
 26/08 - Max Papis deixa a PK Racing; Mika Salo entra na vaga
 26/08 - Newman-Haas Racing confirma presença em Indianápolis

... 587 588 589 590 591 592 593 594 595 596 597 598 599 600 601 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados