Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Um GP mais antigo que o próprio ?circo? ? Parte 2
Terça-feira, 09 de Setembro de 2003
 
Agora que você já conferiu um pouco da história dos GPs da Itália disputados antes da primeira prova oficial do ?circo? em Monza , vamos tratar das corridas da Fórmula 1 disputadas naquela pista, onde o primeiro GP oficial, vencido pelo italiano Giuseppe Farina - que correu com um Alfa Romeo 159 -, aconteceu no dia 3 de setembro de 1950.

Ao chegar à Itália, país-sede da 7ª e última etapa do Primeiro Mundial de Fórmula 1, a categoria já havia passado por Silverstone, no dia 13 de maio, por Mônaco, dia 23 do mesmo mês, por Indianápolis, (EUA), em 30 de maio, pela pista de Bremgarten, na Suíça, em 4 de junho, por Spa-Francorchamps, na Bélgica, em 18 de junho, e por Rheims, na França, no dia 2 de julho.

Em Silverstone o italiano Giuseppe Farina havia vencido, a exemplo do aconteceu na quinta prova, na Suécia. O argentino Juan Manuel Fangio, que assim como Farina competia com um modelo Alfa Romeo, havia chegado na frente nas disputas em Mônaco, Spa-Francorchamps e Rheims, enquanto a prova em solo norte-americano fora ganha por Johnnie Parsons, com um Kurtis.

Juan Manuel Fangio foi o melhor na tomada de tempos para a primeira corrida oficial da Fórmula 1 no ?Audrodromo Nazionale Di Monza?, percorrendo o circuito que então tinha 6.300 metros em 1min58s60. Coube ao portenho também a melhor volta daquela corrida, fechada em 2 minutos cravados.

Na disputa, porém, quem se deu melhor foi Farina, que comandou as 13 primeiras voltas, escoltou o líder Alberto Ascari na 14ª e 15ª voltas, e reassumiu o comando das ações no 16º giro, situação que permaneceu até a quadriculada, quando venceu pela terceira vez.

A disputa que teve Ascari como segundo colocado a bordo de um Ferrari, e Luigi Fagioli na terceira posição, também com um carro da ´Scuderia´, valeu a Nino Farina o título da temporada de 1950.

O privilégio de poder levar para casa o principal troféu da temporada inicial da Fórmula 1 Giuseppe Farina conquistou ao somar 30 pontos, dois a mais que Juan Manuel Fangio, o vice-campeão, e três adiante de Luigi Fagioli.

O detalhe curioso fica por conta do esmagador domínio da Alfa Romeo no certame, já que os três melhores no campeonato usaram carros da marca.

Vale lembrar que à época ainda não havia um certame de Construtores, que passou a ser disputado apenas na temporada de 1958.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 25/08 - Próximas etapas da Fórmula 3 serão em Londrina e Cascavel
 25/08 - Equipes podem contratar serviço especializado para a "500 Km"
 25/08 - Rodrigues/Ventura ganharam as duas da Turismo "N"
 25/08 - Busch venceu em Bristol, mas acabou vaiado
 25/08 - Saiba como terminaram as corridas da Turismo N
 25/08 - Gilles Panizzi foi contratado pela Mitsubishi
 25/08 - Confira o perfil de De Ferran
 25/08 - Sam Hornish Jr. vai ocupar a vaga de Gil na Penske
 25/08 - Gil de Ferran vai pendurar o capacete no final do ano
 25/08 - Alves Júnior chegou na frente pela 4ª vez na Copa Fusca
 25/08 - Merlo fez barba, cabelo e bigode pela Fórmula São Paulo
 25/08 - Saiba quem foram os vencedores da Força Livre
 25/08 - Confira como terminaram as corridas da Força Livre
 25/08 - DTM Pick-up: Garcia vence pela terceira vez na temporada
 25/08 - Porto Filho e Abrami venceram na abertura da programação
 24/08 - Confira as novas Galerias e Wallpapers
 24/08 - Final de semana movimentou os rankings
 24/08 - Tracy ampliou a vantagem. Junqueira continua vice-líder
 24/08 - Campos foi desclassificado da etapa cearense da Pick Up Racing
 24/08 - Encolheu bastante a vantagem do ainda líder Fogaça

... 588 589 590 591 592 593 594 595 596 597 598 599 600 601 602 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados