Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Um carro para derrotar os importados
Domingo, 20 de Fevereiro de 2005
 
Adilson Ayres, o ?Asa?, preparador de carros de corrida que participou do projeto Fitti F-1, e que há muito tempo trabalha com Nelson Piquet, está preparando um protótipo para disputar as provas de Endurance brasileiras, entrando nas pistas com condições de derrotar os importados.

O projeto, que receberá o nome de ?Ayres 001?, é realmente revolucionário, e a máquina é construída a partir de um chassi monocoque confeccionado em alclaide dural de aviação, empregando ainda muita fibra de carbono e titânio, materiais amplamente utilizados nos carros que disputam provas em Le Mans e da Fórmula 1.

Usando toda a experiência que adquiriu em suas temporadas no exterior, Adilson Asa acredita que a máquina será capaz de registrar tempos abaixo de 1min30s em Interlagos, uma aposta que se prende muito à carroceria construída em fibra de carbono e kevlar, que tem como ponto forte a aerodinâmica, sobre a qual o construtor evita dar maiores detalhes.

O protótipo deverá estar pronto em meados deste ano, e a estréia deverá acontecer na próxima edição da Mil Milhas.

Características Técnicas:
Projeto e construção: Adilson ?Asa? Ayres
Chassi: monocoque em alclaide dural de aviação
Motor: Nissan V-6 biturbo
Câmbio: Hewland DG300 de 5 marchas
Suspensão: independente nas quatro rodas com sistema de push-road, com barra estabilizadora regulável, de dentro do carro, na frente e atrás
Freios: Freio a disco Brembo em carbono nas 4 rodas
Amortecedores: Penske Regulace de três vias
Carroceria: Kevlar e carbono
Outros detalhes: Tanque de combustível em borracha ioul; pedaleira em fibra de carbono, Arco de proteção (santantônio) em molibidênio e titânio; arrefecimento por dois radiadores de água laterais e 4 litros cada com intercooler, e dois radiadores de óleo; rodas de 9,5 polegadas na dianteira e de 12 polegadas na traseira; parafusos em titânio, Semi-eixo em titânio vazado e peso aproximado: 560 kg.
 
Napoleão A. Ribeiro
 
» Leia também

 24/08 - Hélio Castro Neves assume a liderança da tabela
 24/08 - Vitória de Hélio Castro Neves em Nazareth
 24/08 - Jourdain Júnior venceu a prova em Montreal
 24/08 - Chuvisco neutralizou as disputas no final. Mas Fogaça atacou
 24/08 - Cirino venceu o show da F-Truck em Campo Grande
 24/08 - Duda vence mais uma e encosta em Campos
 24/08 - Jimenez é o sexto na primeira prova em Brands Hatch
 24/08 - Rojas venceu rodada final da Barber Dodge; Maia foi o 2º
 24/08 - Manning foi o melhor no Warm Up em Montreal
 24/08 - Título de Oliveira é o terceiro de brasileiros em 2003
 24/08 - João Paulo passou a somar 257 pontos na tabela
 24/08 - Williams superou a Ferrari no Mundial de Construtores
 24/08 - Duda foi o mais rápido no treino de aquecimento
 24/08 - Números deixam no ar a promessa de três "supercorridas"
 24/08 - Oliveira antecipa a conquista do título no Alemão
 24/08 - Alonso passeia, e conquista a primeira vitória espanhola no "circo"
 23/08 - Sarah Fisher bate forte e é dúvida em Nazareth
 23/08 - Capanema deve permanecer internado até a terça-feira
 23/08 - Divulgado o calendário das próximas etapas da Pick Up Racing
 23/08 - Veja o grid completo para a prova em Campo Grande

... 589 590 591 592 593 594 595 596 597 598 599 600 601 602 603 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados