Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Duas novas regras da FIA estréiam no GP Brasil
Domingo, 24 de Março de 2002
 
Duas das novas regras aprovadas pela reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo realizada na semana passada vão valer já a partir do Grande Prêmio do Brasil, que será realizado dentro de exatamente uma semana, em Interlagos.

Das novas normas, a que certamente vai gerar mais buxixo é aquela que determina que qualquer piloto que se envolver em um acidente partirá para a prova seguinte na condição de "infrator", o que fará com que perca 10 posições no grid.

Qualquer carro que não possa deixar o alinhamento por seus próprios meios 30 segundos depois da luz verde será retirado da formação, e levado até os boxes pelos "empurradores".

Na reunião da última quarta-feira o Conselho da FIA aprovou ainda outras medidas, a mais polêmica delas a que determina o uso de um único motor para todo o final de semana a partir de 2004. Também será aplicada a perda de 10 posições no alinhamento a qualquer piloto que por algum motivo tenha de ter substituído o propulsor de seu carro.

Uma das medidas aprovadas estréia no final deste ano: a que permite a realização de testes coletivos nos circuitos de Jerez de La Frontera e Barcelona, ambos na Espanha. Cada time poderá escolher entre um dos traçados para seus treinos, que poderão ser divididos em três sessões de três dias cada.

Já a partir do próximo ano, tanto os pilotos da Fórmula 1 quanto da Fórmula 3000 terão obrigatoriamente de usar o suporte de proteção de pescoço e cabeça conhecido como HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado por "drivers" das Fórmulas CART/FedEx e Toyota/Atlantic. A FIA vai se encarregar de conseguir a licença para uso do dispositivo junto à DaimlerChrysler, montadora que comprou os direitos de comercialização junto ao inventor, que trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

No ano que vem e em 2004, a Federação Internacional de Automobilismo vai determinar novas regras para a construção dos chassis dos carros de F-1.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 24/08 - Encolheu bastante a vantagem do ainda líder Fogaça
 24/08 - Hélio Castro Neves assume a liderança da tabela
 24/08 - Vitória de Hélio Castro Neves em Nazareth
 24/08 - Jourdain Júnior venceu a prova em Montreal
 24/08 - Chuvisco neutralizou as disputas no final. Mas Fogaça atacou
 24/08 - Cirino venceu o show da F-Truck em Campo Grande
 24/08 - Duda vence mais uma e encosta em Campos
 24/08 - Jimenez é o sexto na primeira prova em Brands Hatch
 24/08 - Rojas venceu rodada final da Barber Dodge; Maia foi o 2º
 24/08 - Manning foi o melhor no Warm Up em Montreal
 24/08 - Título de Oliveira é o terceiro de brasileiros em 2003
 24/08 - João Paulo passou a somar 257 pontos na tabela
 24/08 - Williams superou a Ferrari no Mundial de Construtores
 24/08 - Duda foi o mais rápido no treino de aquecimento
 24/08 - Números deixam no ar a promessa de três "supercorridas"
 24/08 - Oliveira antecipa a conquista do título no Alemão
 24/08 - Alonso passeia, e conquista a primeira vitória espanhola no "circo"
 23/08 - Sarah Fisher bate forte e é dúvida em Nazareth
 23/08 - Capanema deve permanecer internado até a terça-feira
 23/08 - Divulgado o calendário das próximas etapas da Pick Up Racing

... 589 590 591 592 593 594 595 596 597 598 599 600 601 602 603 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados