Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 22/08 - Novamente Chip Ganassi na frente, mas agora com Dixon
 22/08 - Oriol Servia segue imbatível em Montreal
 22/08 - Confira a ordem de entrada na pista para a classificatória
 22/08 - Barrichello e Raikkonen isentados de culpa no acidente
 22/08 - Liuzzi larga na pole em Hungaroring; Sperafico em 6º
 22/08 - Dupla da Chip Ganassi começa na frente em Nazareth
 22/08 - Domínio espanhol no segundo treino em Montreal
 22/08 - Servia lidera primeiro treino em Montreal
 22/08 - McLaren manteve sua dupla de pilotos
 22/08 - Trulli foi o melhor na pré-classificação para a prova húngara
 22/08 - Novas baixas na categoria
 22/08 - Mais duas poles para Oliveira no Alemão da categoria
 22/08 - Confira como estão as equipes para 2004
 22/08 - Panis terminou na frente o treino livre
 21/08 - Veja os horários da F-1 na Hungria
 21/08 - Confira a programação da corrida em Nazareth
 21/08 - Nazareth vai definir favoritos ao título
 21/08 - Confira a programação da corrida em Montreal
 21/08 - Montreal será mais um palco do duelo entre Tracy e Junqueira
 21/08 - Comissários querem ouvir Barrichello e Raikkonen

... 591 592 593 594 595 596 597 598 599 600 601 602 603 604 605 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados