Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Obrigatoriedade do sistema HANS divide os pilotos
Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2003
 
A obrigatoriedade do uso do sistema HANS ? sigla adotada para o ?Head And Neck Support?, um sistema de proteção de cabeça e pescoço -, vem dividindo as opiniões dos pilotos da Fórmula 1, e tem recebido muitas críticas, especialmente do canadense Jacques Villeneuve.

O piloto que novamente vai defender as cores da equipe BAR disse: ?Durante os últimos nove anos, nenhum único piloto teria sido salvo por este sistema. Nenhum dos acidentes ocorridos teria sido evitado ou atenuado com o uso desse dispositivo. Ao contrário: o Diniz estaria morto se estivesse usando o HANS no dia em que sofreu seu acidente?, disse Jacques Villeneuve.

O canadense citou a perda da liberdade de movimentos como mais um problema do uso do sistema: ?O uso do dispositivo não te permite mover a cabeça com liberdade, o que prejudica muito na hora de sair dos boxes ou tentar olhar se vem ou não algum carro. Basta tentar dirigir num caminho cheio de curvas sem mover a cabeça para ver o que acontece?, diz Villeneuve, que completa: ?Conversei com alguns pilotos da CART, e todos admitiram que sofreram ferimentos em alguma ocasião. E isso porque eles não fazem nem 50% do que fazemos na Fórmula 1?, completou Jacques, que tem sua posição contra o uso do HANS apoiada pelo colombiano Juan Pablo Montoya e pelo inglês Jenson Button.

Dos que defendem o uso do novo sistema, a principal voz é a do pentacampeão Michael Schumacher, segundo quem: ?O uso deste sistema não me incomoda, e nem me atrapalha ao volante. Já está demonstrado que o HANS é muito eficiente no caso de uma colisão frontal, apesar de que poderia ser um pouco mais confortável?, diz. Para Michael, os pilotos devem usar o dispositivo ?não por ser obrigatório a partir desta temporada, mas porque contribui para a própria segurança?, finaliza.

Daimler-Chrysler é a proprietária da patente

A Daimler-Chrysler é a proprietária dos direitos de produção do HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado desde o ano passado por pilotos das Fórmulas CART e Toyota-Atlantic. Hubbard, o inventor do dispositivo, trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 21/08 - Villeneuve volta a "viajar"
 21/08 - A coisa pode ficar russa para os lados da Minardi
 21/08 - O "circo" fará sua 18ª visita ao circuito húngaro
 21/08 - Meira não corre em Nazareth; Lazier é o substituto
 20/08 - Uma alternativa para brigar pela vitória na "500 Km"
 20/08 - CART e Heitzler chegam a um acordo
 20/08 - Processos na justiça atrapalham venda da CART
 20/08 - Renault confirma Alonso e Trulli em 2004
 20/08 - E tudo acabou em multa...
 20/08 - ?CART? Tô fora?, disse Ecclestone
 18/08 - Hornish Jr. vai deixar a Panther Racing no fim da temporada
 18/08 - Três caminhões desclassificados da corrida em Londrina
 18/08 - Categoria volta a Campo Grande na próxima semana
 18/08 - Circuito de Vitória sofre mudanças para diminuir acidentes
 18/08 - Sai Makinen; Entra Burns
 18/08 - Mais uma vitória estratégica de Newman na NASCAR
 18/08 - Tommi Makinen confirma aposentadoria
 18/08 - Surge uma primeira proposta para compra da CART
 17/08 - Kanaan segue na liderança do campeonato
 17/08 - Sam Hornish Jr. foi o melhor em Kentucky

... 592 593 594 595 596 597 598 599 600 601 602 603 604 605 606 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados