Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Um GP mais antigo que o próprio ?circo? ? Parte 2
Terça-feira, 09 de Setembro de 2003
 
Agora que você já conferiu um pouco da história dos GPs da Itália disputados antes da primeira prova oficial do ?circo? em Monza , vamos tratar das corridas da Fórmula 1 disputadas naquela pista, onde o primeiro GP oficial, vencido pelo italiano Giuseppe Farina - que correu com um Alfa Romeo 159 -, aconteceu no dia 3 de setembro de 1950.

Ao chegar à Itália, país-sede da 7ª e última etapa do Primeiro Mundial de Fórmula 1, a categoria já havia passado por Silverstone, no dia 13 de maio, por Mônaco, dia 23 do mesmo mês, por Indianápolis, (EUA), em 30 de maio, pela pista de Bremgarten, na Suíça, em 4 de junho, por Spa-Francorchamps, na Bélgica, em 18 de junho, e por Rheims, na França, no dia 2 de julho.

Em Silverstone o italiano Giuseppe Farina havia vencido, a exemplo do aconteceu na quinta prova, na Suécia. O argentino Juan Manuel Fangio, que assim como Farina competia com um modelo Alfa Romeo, havia chegado na frente nas disputas em Mônaco, Spa-Francorchamps e Rheims, enquanto a prova em solo norte-americano fora ganha por Johnnie Parsons, com um Kurtis.

Juan Manuel Fangio foi o melhor na tomada de tempos para a primeira corrida oficial da Fórmula 1 no ?Audrodromo Nazionale Di Monza?, percorrendo o circuito que então tinha 6.300 metros em 1min58s60. Coube ao portenho também a melhor volta daquela corrida, fechada em 2 minutos cravados.

Na disputa, porém, quem se deu melhor foi Farina, que comandou as 13 primeiras voltas, escoltou o líder Alberto Ascari na 14ª e 15ª voltas, e reassumiu o comando das ações no 16º giro, situação que permaneceu até a quadriculada, quando venceu pela terceira vez.

A disputa que teve Ascari como segundo colocado a bordo de um Ferrari, e Luigi Fagioli na terceira posição, também com um carro da ´Scuderia´, valeu a Nino Farina o título da temporada de 1950.

O privilégio de poder levar para casa o principal troféu da temporada inicial da Fórmula 1 Giuseppe Farina conquistou ao somar 30 pontos, dois a mais que Juan Manuel Fangio, o vice-campeão, e três adiante de Luigi Fagioli.

O detalhe curioso fica por conta do esmagador domínio da Alfa Romeo no certame, já que os três melhores no campeonato usaram carros da marca.

Vale lembrar que à época ainda não havia um certame de Construtores, que passou a ser disputado apenas na temporada de 1958.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 10/08 - Dirani e Ribeiro recuperam vantagens na liderança
 10/08 - Danilo Dirani vence a etapa deste domingo em Oberá
 10/08 - Dixon foi o mais rápido. Kanaan o segundo no Warm Up em Madison
 10/08 - Vasser comandou o Warm Up em Mid-Ohio
 10/08 - Burns segue na frente da tabela
 10/08 - Martin vence com folga na Finlândia
 10/08 - Menos de 45 segundos separaram os 30 primeiros
 10/08 - Largada foi decisiva em Zandvoort. A estrutura, um fiasco
 10/08 - Confira os dez primeiros na Holanda
 10/08 - Klien faturou o Marlboro Masters. Piquet foi o vice
 10/08 - Domínio francês do Warm Up em Zandvoort
 09/08 - Hélio Castro Neves vai largar na pole em Madison
 09/08 - Taylor bate na penúltima volta e Simmons vence em Madison
 09/08 - Confira quem ficou de fora da disputa em Zandvoort
 09/08 - Veja o grid completo para a prova deste domingo na Holanda
 09/08 - Maia, com título garantido, vence em Mid-Ohio
 09/08 - Febre tira Nico Rosberg da disputa do Marlboro Masters
 09/08 - "Não imaginava conquistar a pole", admitiu Piquet
 09/08 - Paul Tracy confirmou a pole position em Mid-Ohio
 09/08 - Di Grassi encosta em Dirani; Ribeiro segue líder

... 595 596 597 598 599 600 601 602 603 604 605 606 607 608 609 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados