Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mudança de visual será a sexta na história da categoria
Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2004
 
A troca da carenagem do Vectra pela do Astra - que vai acontecer já para a primeira corrida do campeonato 2004, marcada para o dia 20 de março no Autódromo Internacional de Curitiba ?, marcará a sexta mudança de visual dos carros ao longo da história da Stock Car Brasil.

A categoria que estreou nas pistas em 1979, começou sua caminhada usando os modelos Opala da Chevrolet, que foram vistos nas corridas pelo país afora até o final da temporada de 1985.

Um ano mais tarde, em função da saída da GM como patrocinadora, o ?esqueleto? do ?Opalão? recebeu carenagens em fibra de vidro que foram desenvolvidas pela Caio/Hidroplas.

Em 1990, estrearia o ?segundo visual? da Stock, quando as plataformas do Opala continuaram a receber ?roupagem? em fibra de vidro, porém, àquela altura, com linhas mais arredondadas.

Com o retorno da Chevrolet como patrocinadora, os Opala foram aposentados, e substituídos pelos modelos Omega a partir de 1994, permanecendo em uso por cinco temporadas.

Em 2000 surgiu a quinta ?mudança de cara? dos carros, que tiveram os então estreantes chassis tubulares fabricados pela ZF Racing ?vestidos? de Vectra, modelo que agora vai dar espaço ao Astra, da mesma Chevrolet.

Vale lembrar que os motores usados nos 25 anos da categoria foram de dois modelos: os de seis cilindros do Opala com cerca de 320 CV equiparam os carros até a temporada 2000, e os atuais V8 importados dos Estados Unidos estrearam em 2001.

Agora em 2004, a divisão principal vai receber novas unidades dos V8, enquanto os motores que foram usados nas competições até 2003 serão baixados de 450 para 300 CV, passando a empurrar os carros da Stock Car Light.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 10/08 - Dirani e Ribeiro recuperam vantagens na liderança
 10/08 - Danilo Dirani vence a etapa deste domingo em Oberá
 10/08 - Dixon foi o mais rápido. Kanaan o segundo no Warm Up em Madison
 10/08 - Vasser comandou o Warm Up em Mid-Ohio
 10/08 - Burns segue na frente da tabela
 10/08 - Martin vence com folga na Finlândia
 10/08 - Menos de 45 segundos separaram os 30 primeiros
 10/08 - Largada foi decisiva em Zandvoort. A estrutura, um fiasco
 10/08 - Confira os dez primeiros na Holanda
 10/08 - Klien faturou o Marlboro Masters. Piquet foi o vice
 10/08 - Domínio francês do Warm Up em Zandvoort
 09/08 - Hélio Castro Neves vai largar na pole em Madison
 09/08 - Taylor bate na penúltima volta e Simmons vence em Madison
 09/08 - Confira quem ficou de fora da disputa em Zandvoort
 09/08 - Veja o grid completo para a prova deste domingo na Holanda
 09/08 - Maia, com título garantido, vence em Mid-Ohio
 09/08 - Febre tira Nico Rosberg da disputa do Marlboro Masters
 09/08 - "Não imaginava conquistar a pole", admitiu Piquet
 09/08 - Paul Tracy confirmou a pole position em Mid-Ohio
 09/08 - Di Grassi encosta em Dirani; Ribeiro segue líder

... 595 596 597 598 599 600 601 602 603 604 605 606 607 608 609 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados