Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Autódromo de Monza verá a última corrida da Fórmula 3000
Quarta-feira, 08 de Setembro de 2004
 
Criada em 1985 pela Federação Internacional de Automobilismo para substituir a extinta Fórmula 2 e funcionar como base para os pilotos que gostariam de chegar à Fórmula 1, o Campeonato Internacional de Fórmula 3000 chegará ao seu triste fim no próximo final de semana, quando for disputada a décima e última etapa da temporada.

Sem nunca ter cumprido verdadeiramente o seu papel ? nenhum campeão da Fórmula 3000 conseguiu levantar o caneco na Fórmula 1 ?, a categoria sucumbe depois de duas temporadas com grids fracos e falta de competitividade. Os últimos campeões sequer conseguiram uma vaga na principal categoria do automobilismo mundial, tendo que desviar suas carreiras para os Estados Unidos ou aceitar competir com protótipos.

Embora o campeonato tenha passado por uma fase de sucesso, quando em 1996 mais de 30 carros lutavam para conseguirem uma vaga no grid, a criação de outras categorias mais baratas e com mais recursos ? como a World Series, Fórmula Renault V6 e a própria Fórmula 3000 Européia ?, minguaram de vez as vagas e no GP da Hungria do ano passado apenas 14 bólidos alinharam para a corrida.

Foram 206 corridas em 20 anos, sendo apenas duas delas fora do continente europeu: os GPs do Brasil de 2001 e 2002. O título desse ano já tem um dono, o italiano Vitantonio Liuzzi, que terá duplo incentivo para vencer no final de semana. Além da corrida ser disputada "em casa", no Autódromo de Monza, Liuzzi espera também ser o último piloto a subir ao lugar mais alto do pódio.

Em 2005, o espaço da Fórmula 3000 Internacional passará a ser ocupado pela Fórmula GP2, categoria que surge com o apoio da Renault, Bridgestone e Dallara. Especula-se que 30 carros já tenham sido encomendados, mas pelo andar da carruagem, se conseguir empatar com o grid atual de 18 bólidos já será considerada uma grande vitória.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 10/08 - Dirani e Ribeiro recuperam vantagens na liderança
 10/08 - Danilo Dirani vence a etapa deste domingo em Oberá
 10/08 - Dixon foi o mais rápido. Kanaan o segundo no Warm Up em Madison
 10/08 - Vasser comandou o Warm Up em Mid-Ohio
 10/08 - Burns segue na frente da tabela
 10/08 - Martin vence com folga na Finlândia
 10/08 - Menos de 45 segundos separaram os 30 primeiros
 10/08 - Largada foi decisiva em Zandvoort. A estrutura, um fiasco
 10/08 - Confira os dez primeiros na Holanda
 10/08 - Klien faturou o Marlboro Masters. Piquet foi o vice
 10/08 - Domínio francês do Warm Up em Zandvoort
 09/08 - Hélio Castro Neves vai largar na pole em Madison
 09/08 - Taylor bate na penúltima volta e Simmons vence em Madison
 09/08 - Confira quem ficou de fora da disputa em Zandvoort
 09/08 - Veja o grid completo para a prova deste domingo na Holanda
 09/08 - Maia, com título garantido, vence em Mid-Ohio
 09/08 - Febre tira Nico Rosberg da disputa do Marlboro Masters
 09/08 - "Não imaginava conquistar a pole", admitiu Piquet
 09/08 - Paul Tracy confirmou a pole position em Mid-Ohio
 09/08 - Di Grassi encosta em Dirani; Ribeiro segue líder

... 595 596 597 598 599 600 601 602 603 604 605 606 607 608 609 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados