Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Traçado em Nürburg volta a receber o "circo"
Quinta-feira, 20 de Junho de 2002
 
O circuito de Nürburgring, na Alemanha, sediará no próximo domingo o Grande Prêmio da Europa, o 9º dos 17 totais previstos pelo calendário da temporada 2002 da Fórmula 1.

Tendo completado seu 75º ano no mês passado, a pista recebeu como presente uma espécie de "Bico de Pato" no final da reta dos boxes, o que transformará o traçado num ambiente a ser reconhecido pelos pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta.

A 5ª prova consecutiva

A corrida deste domingo será a 5ª consecutiva em que a pista situada em Nürburg sediará o Grande Prêmio da Europa, disputa que integra os calendários da F-1 desde 1983, quando o palco foi Brands Hatch, na Inglaterra.

Nürburgring sediou seu primeiro GP europeu em 1984, e voltou a constar do calendário da prova continental - que não aconteceu entre 86 a 92 - em 1995 e 96, e depois consecutivamente à partir de 1999.

Mas a presença do traçado no calendário do "circo" é quase tão antiga quanto a própria história dos certames da F-1, que correu pela primeira na pista em Nürburg no dia 29 de julho de 1951, numa disputa onde Alberto Ascari saiu da pole position e venceu a bordo de seu Ferrari, e Juan Manuel Fangio completou a volta mais rápida pilotando um Alfa Romeo.

À época, o traçado tinha exagerados 22.810 metros, uma extensão que passou a ser ainda maior após 1967, desde quando as corridas aconteceram numa pista com nada menos que 22.385 metros.

Com a nova metragem, a pista sediou os GPs da Alemanha entre as temporadas de 1967 a 1976, exceto o de 1970, que foi disputado em Hockenheim.

Depois de passar por uma reforma bastante ampla, que fez o traçado passar a ter 4.542 metros, Nürburgring - que em 76 entrou para a história por ter sido palco de um acidente seguido de incêndio que quase tirou a vida do austríaco Niki Lauda -, só sediou mais um GP alemão: o de 1985, quando o pole foi Teo Fabi, com um Tolemann, e a vitória foi de Michele Alboreto, com um Ferrari.

Clique aqui para conhecer todos os vencedores das provas em Nürburgring.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 10/08 - Só deu Paul Tracy em Mid-Ohio
 10/08 - Dirani e Ribeiro recuperam vantagens na liderança
 10/08 - Danilo Dirani vence a etapa deste domingo em Oberá
 10/08 - Dixon foi o mais rápido. Kanaan o segundo no Warm Up em Madison
 10/08 - Vasser comandou o Warm Up em Mid-Ohio
 10/08 - Burns segue na frente da tabela
 10/08 - Martin vence com folga na Finlândia
 10/08 - Menos de 45 segundos separaram os 30 primeiros
 10/08 - Largada foi decisiva em Zandvoort. A estrutura, um fiasco
 10/08 - Confira os dez primeiros na Holanda
 10/08 - Klien faturou o Marlboro Masters. Piquet foi o vice
 10/08 - Domínio francês do Warm Up em Zandvoort
 09/08 - Hélio Castro Neves vai largar na pole em Madison
 09/08 - Taylor bate na penúltima volta e Simmons vence em Madison
 09/08 - Confira quem ficou de fora da disputa em Zandvoort
 09/08 - Veja o grid completo para a prova deste domingo na Holanda
 09/08 - Maia, com título garantido, vence em Mid-Ohio
 09/08 - Febre tira Nico Rosberg da disputa do Marlboro Masters
 09/08 - "Não imaginava conquistar a pole", admitiu Piquet
 09/08 - Paul Tracy confirmou a pole position em Mid-Ohio

... 595 596 597 598 599 600 601 602 603 604 605 606 607 608 609 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados