Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
20 anos após o auge, o Brasileiro de Marcas vai voltar a acontecer
Sexta-feira, 24 de Outubro de 2003
 
O Campeonato Brasileiro de Marcas, sucesso que durou de 1983 a 1994, e que teve seu auge na segunda temporada, quando a média de carros alinhados foi de 60, vai voltar a ser disputado em 2004.

A Confederação Brasileira de Automobilismo será a responsável pelo renascimento do certame que inicialmente terá uma categoria voltada aos carros 1.6 ?que já disputam os diversos campeonatos de Turismo N espalhados pelo país?, lembra o Presidente Paulo Scaglione, que salienta que, após, será criada uma divisão destinada aos veículos com propulsores de 2 litros.

No retorno do campeonato ao cenário brasileiro, a idéia é de que as corridas tenham transmissões pela TV, para o que a CBA inclusive já iniciou conversas com potenciais patrocinadores. ?Nossa idéia é termos um parceiro que arque com os custos apenas da transmissão por TV?, conta Scaglione.

Um passeio pela história da categoria

Sucesso é a palavra que melhor define especialmente os primeiros anos dos 11 em que o Brasileiro de Marcas e Pilotos foi disputado, um tempo em que as competições mobilizavam pilotos e preparadores literalmente de Norte a Sul do país.

A história do Campeonato começou em 1983, quando o mineiro Toninho da Matta (pai do atual piloto da equipe Toyota de Fórmula 1 Cristiano da Matta) sagrou-se o melhor depois das seis corridas válidas pelo campeonato que disputou a bordo de um modelo 147 da Fiat.

As 8 provas da temporada de 1984 marcaram o auge da categoria, com 60 carros por corrida, em média, num certame que começou com a ?6 Horas? ? que teve 69 carros alinhados -, e terminou depois da ?12 Horas de Interlagos?, uma corrida que contou com a participação de 59 veículos, e depois da qual a dupla formada pelo carioca Jayme Figueiredo e pelo paulista Xandy Negrão festejou o título, correndo com um modelo Voyage da Volkswagen.

Já sem o apelo inicial, uma vez que muitos desentendimentos aconteceram principalmente por questões ligadas aos regulamentos, o Brasileiro de Marcas e Pilotos foi perdendo força, tendo uma temporada bastante fraca em 1993, e terminando depois das 8 corridas disputadas em 1994.

A partir de agora, exceto nos finais de semana, você vai acompanhar conosco cada uma das temporadas válidas pelo Brasileiro de Marcas e Pilotos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 09/08 - Di Grassi vence a primeira corrida em Oberá
 09/08 - Dixon começou na frente em Madison
 09/08 - Hamilton voltou a vencer. Jimenez foi o sétimo em Snetterton
 09/08 - Bourdais foi o melhor. Junqueira veio a seguir
 09/08 - O austríaco Klien foi o melhor. Oliveira o nono entre os pares
 09/08 - Piquet terminou na frente a segunda sessão dos ímpares
 09/08 - Di Grassi e Lancaster serão os poles deste domingo
 09/08 - Faure "dá um empurrão" em Montagny
 09/08 - Domínio francês. Oliveira foi o décimo entre os pares
 09/08 - Briscoe na frente. Piquet em segundo e Carbone em oitavo
 09/08 - Não houve repetição de líder nos treinos da Européia
 09/08 - Domínio francês nos treinos do Marlboro Masters
 08/08 - De olho na telinha
 08/08 - Erwin fatura sua primeira pole; Medeiros sai em último
 08/08 - Di Grassi e Lancaster sairão na frente neste sábado em Oberá
 08/08 - "Um improvável investimento" é o tema do Papo de Box
 08/08 - Hamilton na pole. Jimenez largará em décimo
 08/08 - Negrão comandou o terceiro treino
 08/08 - Tracy é o pole provisório. Moreno o melhor brazuca da sexta-feira
 08/08 - Dirani e Lancaster voltaram a dominar em Oberá

... 596 597 598 599 600 601 602 603 604 605 606 607 608 609 610 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados