Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 09/08 - Di Grassi encosta em Dirani; Ribeiro segue líder
 09/08 - Di Grassi vence a primeira corrida em Oberá
 09/08 - Dixon começou na frente em Madison
 09/08 - Hamilton voltou a vencer. Jimenez foi o sétimo em Snetterton
 09/08 - Bourdais foi o melhor. Junqueira veio a seguir
 09/08 - O austríaco Klien foi o melhor. Oliveira o nono entre os pares
 09/08 - Piquet terminou na frente a segunda sessão dos ímpares
 09/08 - Di Grassi e Lancaster serão os poles deste domingo
 09/08 - Faure "dá um empurrão" em Montagny
 09/08 - Domínio francês. Oliveira foi o décimo entre os pares
 09/08 - Briscoe na frente. Piquet em segundo e Carbone em oitavo
 09/08 - Não houve repetição de líder nos treinos da Européia
 09/08 - Domínio francês nos treinos do Marlboro Masters
 08/08 - De olho na telinha
 08/08 - Erwin fatura sua primeira pole; Medeiros sai em último
 08/08 - Di Grassi e Lancaster sairão na frente neste sábado em Oberá
 08/08 - "Um improvável investimento" é o tema do Papo de Box
 08/08 - Hamilton na pole. Jimenez largará em décimo
 08/08 - Negrão comandou o terceiro treino
 08/08 - Tracy é o pole provisório. Moreno o melhor brazuca da sexta-feira

... 596 597 598 599 600 601 602 603 604 605 606 607 608 609 610 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados