Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mudança de visual será a sexta na história da categoria
Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2004
 
A troca da carenagem do Vectra pela do Astra - que vai acontecer já para a primeira corrida do campeonato 2004, marcada para o dia 20 de março no Autódromo Internacional de Curitiba ?, marcará a sexta mudança de visual dos carros ao longo da história da Stock Car Brasil.

A categoria que estreou nas pistas em 1979, começou sua caminhada usando os modelos Opala da Chevrolet, que foram vistos nas corridas pelo país afora até o final da temporada de 1985.

Um ano mais tarde, em função da saída da GM como patrocinadora, o ?esqueleto? do ?Opalão? recebeu carenagens em fibra de vidro que foram desenvolvidas pela Caio/Hidroplas.

Em 1990, estrearia o ?segundo visual? da Stock, quando as plataformas do Opala continuaram a receber ?roupagem? em fibra de vidro, porém, àquela altura, com linhas mais arredondadas.

Com o retorno da Chevrolet como patrocinadora, os Opala foram aposentados, e substituídos pelos modelos Omega a partir de 1994, permanecendo em uso por cinco temporadas.

Em 2000 surgiu a quinta ?mudança de cara? dos carros, que tiveram os então estreantes chassis tubulares fabricados pela ZF Racing ?vestidos? de Vectra, modelo que agora vai dar espaço ao Astra, da mesma Chevrolet.

Vale lembrar que os motores usados nos 25 anos da categoria foram de dois modelos: os de seis cilindros do Opala com cerca de 320 CV equiparam os carros até a temporada 2000, e os atuais V8 importados dos Estados Unidos estrearam em 2001.

Agora em 2004, a divisão principal vai receber novas unidades dos V8, enquanto os motores que foram usados nas competições até 2003 serão baixados de 450 para 300 CV, passando a empurrar os carros da Stock Car Light.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 06/08 - "Do fundo do baú": Aluízio tirou um Coelho da cartola
 06/08 - Alves Júnior ganhou a batalha na Copa Fusca
 05/08 - Eles fizeram isso outra vez
 05/08 - Saiba como terminaram as corridas da Turismo "N"
 05/08 - Amaral largou na pole, e Buchler venceu pela F-São Paulo
 05/08 - Boas corridas também pela Força Livre
 05/08 - Veja como terminaram as provas da Força Livre
 05/08 - Boas brigas aconteceram na prova de abertura em Interlagos
 05/08 - Confira como estarão as equipes em 2004
 05/08 - Toyota mantém pilotos para 2004
 05/08 - "Do fundo do baú" está de volta
 05/08 - Todt comentou o GP da Alemanha, e admitiu dificuldades nas próximas provas
 04/08 - Pole e vitória de Kevin Harvick na Brickyard 400
 04/08 - Michael já não vê com muito otimismo suas chances
 04/08 - Di Monezemolo critica os custos do "circo"
 04/08 - Piquet, Sperafico e Junqueira movimentaram os rankings do Placar Brasil
 04/08 - A classificação dos campeonatos do Carioca de Turismo
 04/08 - Manobra ousada garantiu vitória de Wilton Neto em Jacarepaguá
 03/08 - Veja o resultado final e a nova classificação
 03/08 - Junqueira desencantou. Bourdais foi o segundo em Elkhart Lake

... 598 599 600 601 602 603 604 605 606 607 608 609 610 611 612 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados