Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Há 15 anos, circuito de rua brasileiro teve "SAFER" Tupiniquim
Quinta-feira, 02 de Maio de 2002
 
O cenário eram as ruas de Vitória, a capital do estado do Espírito Santo. Os personagens eram os pilotos do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford, à época Tom Stefani, Jefferson Elias, os irmãos Dilso e Milton Sperafico, José David, Nélson Balestrieri, Ivo Zangirolami, Ricardo Mattos e tantos outros (eram necessárias provas de repescagem para a definição dos grids)...

Quando aconteceram os treinos iniciais para a corrida que marcou a primeira disputa em circuito urbano da chamemos assim "era moderna de nosso automobilismo" (muito posterior às legendárias disputas no circuito da Gávea), foi constatado que apenas os guard rails não ofereceriam a segurança necessária aos pilotos.

Foi em função disto que entrou em campo o famoso "jeitinho brasileiro", que com muita criatividade e certamente muito menos dinheiro que o gasto até agora pelos americanos resolveu de vez a questão de segurança para aqueles que disputariam a prova.

Diante da necessidade, surgiu naquela longínqua temporada de 1987 um "SAFER" Tupiniquim. A solução foi bem geniosa: esteiras de transporte de minério já aposentadas pelo Porto de Vitória foram compradas, e instaladas à frente das tradicionais lâminas de proteção que cercavam os pontos críticos do traçado.

Hélio Perini, Carlos Montagner, Américo Larozzi e Waldir Silva, então do Conselho Técnico Desportivo Nacional, certamente se lembram deste episódio que garantiu a segurança dos pilotos.

E só agora, 15 anos mais tarde, os americanos se vangloriam de terem inventado algo capaz de realmente absorver impactos...

Leia também:
Indianápolis terá uma nova barreira de proteção
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 06/08 - A categoria Sul-americana fará sua segunda visita à Argentina
 06/08 - "Do fundo do baú": Aluízio tirou um Coelho da cartola
 06/08 - Alves Júnior ganhou a batalha na Copa Fusca
 05/08 - Eles fizeram isso outra vez
 05/08 - Saiba como terminaram as corridas da Turismo "N"
 05/08 - Amaral largou na pole, e Buchler venceu pela F-São Paulo
 05/08 - Boas corridas também pela Força Livre
 05/08 - Veja como terminaram as provas da Força Livre
 05/08 - Boas brigas aconteceram na prova de abertura em Interlagos
 05/08 - Confira como estarão as equipes em 2004
 05/08 - Toyota mantém pilotos para 2004
 05/08 - "Do fundo do baú" está de volta
 05/08 - Todt comentou o GP da Alemanha, e admitiu dificuldades nas próximas provas
 04/08 - Pole e vitória de Kevin Harvick na Brickyard 400
 04/08 - Michael já não vê com muito otimismo suas chances
 04/08 - Di Monezemolo critica os custos do "circo"
 04/08 - Piquet, Sperafico e Junqueira movimentaram os rankings do Placar Brasil
 04/08 - A classificação dos campeonatos do Carioca de Turismo
 04/08 - Manobra ousada garantiu vitória de Wilton Neto em Jacarepaguá
 03/08 - Veja o resultado final e a nova classificação

... 598 599 600 601 602 603 604 605 606 607 608 609 610 611 612 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados