Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Sem testes, Hungaroring é um desafio para os fabricantes de pneus
Quinta-feira, 15 de Agosto de 2002
 
Como os testes estiveram proibidos pela FIA desde a realização do Grande Prêmio da Alemanha, há 3 semanas, os fabricantes de pneus chegam à Hungria sem que os compostos que serão fornecidos a seus clientes tenham sido submetidos a ensaios que possam avalizar a durabilidade nas exigentes condições do traçado de Hungaroring, onde no domingo será disputado o 13º dos 17 GPs previstos pelo calendário da Formula 1.

Sem outra alternativa, os engenheiros tanto da japonesa Bridgestone quanto da francesa Michelin tiveram de desenvolver os pneus que serão usados na prova de 77 voltas dentro de seus laboratórios, com base em dados coletados nas corridas anteriormente disputadas na pista húngara de 3.975 metros.


"Não temos muitas novidades a anunciar", admite Pierre Dupasquier, Diretor de Motorsport da Michelin, que falou sobre o palco da prova do final de semana: "Hungaroring é um circuito que requer altos níveis de carga aerodinâmica, que conta com duas curvas de 180 graus, e com uma série de curvas muito fechadas, similares às de Montreal, porém sem as retas que existem no circuito canadense", diz o francês, para quem a tática a ser adotada pelas equipes será a de duas paradas durante a corrida "a melhor estratégia, como comprovado no ano passado", ele diz.

Ainda segundo Dupasquier, a média horária não é a principal dificuldade no circuito da Hungria "Onde a velocidade média por volta é relativamente baixa, uns 185 km/h". Ao ver do Engenheiro, o que dificulta o desenvolvimento dos compostos ideais para o Hungaroring é que "A pista não é muito utilizada, o que torna necessário gerar o máximo possível de aderência, mas levando em conta o quanto o asfalto é abrasivo em condições de altas temperaturas como as que são esperadas", falou, frisando que em função das poucas ultrapassagens que deverão acontecer "É fundamental uma boa posição no grid".

Dupasquier prosseguiu contando que: "Nas duas opções de pneus para seco que levamos ao Hungaroring empregamos novas técnicas para a produção dos compostos, que basicamente levaram em conta a durabilidade e a aderência", terminou.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 31/07 - A Bolsa de fofocas não pára de funcionar
 31/07 - Confira a pontuação correta do Paulista da Força Livre
 31/07 - Confira a programação do Paulista de Velocidade no Asfalto
 31/07 - Oliveira recebeu convite de time Inglês para o Marlboro Masters
 30/07 - O "circo" vai se armar no circuito onde os brazucas já venceram sete vezes
 30/07 - "Montoya fica onde está", disse empresário
 30/07 - Novo serviço do site é tema do Papo de Box
 29/07 - Campeonato da Classic prosseguirá no sábado
 29/07 - Promotores ingleses vão ouvir os pilotos sobre o lunático
 29/07 - Vem aí, mais uma prova conjunta dos carros da Força Livre
 29/07 - Briga é acirrada pela liderança na Copa Fusca
 29/07 - Quem vai conseguir segurar Lamanauskas e Amaral?
 29/07 - Galera vai correr em defesa da liderança
 29/07 - De olho nos mistos
 28/07 - Saiba como ficaram os números no Campeonato FIA GT
 28/07 - Julgado, Muffato vai poder correr em Curitiba
 28/07 - Final de semana magro em mudanças nos números
 28/07 - Um domingo ruim para os brazucas nas Fórmula CART e Indy
 28/07 - Quatro vezes Newman. Agora em Pocono
 28/07 - Cheever Racing vai usar novo motor da Chevrolet

... 601 602 603 604 605 606 607 608 609 610 611 612 613 614 615 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados