Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Duas novas regras da FIA estréiam no GP Brasil
Domingo, 24 de Março de 2002
 
Duas das novas regras aprovadas pela reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo realizada na semana passada vão valer já a partir do Grande Prêmio do Brasil, que será realizado dentro de exatamente uma semana, em Interlagos.

Das novas normas, a que certamente vai gerar mais buxixo é aquela que determina que qualquer piloto que se envolver em um acidente partirá para a prova seguinte na condição de "infrator", o que fará com que perca 10 posições no grid.

Qualquer carro que não possa deixar o alinhamento por seus próprios meios 30 segundos depois da luz verde será retirado da formação, e levado até os boxes pelos "empurradores".

Na reunião da última quarta-feira o Conselho da FIA aprovou ainda outras medidas, a mais polêmica delas a que determina o uso de um único motor para todo o final de semana a partir de 2004. Também será aplicada a perda de 10 posições no alinhamento a qualquer piloto que por algum motivo tenha de ter substituído o propulsor de seu carro.

Uma das medidas aprovadas estréia no final deste ano: a que permite a realização de testes coletivos nos circuitos de Jerez de La Frontera e Barcelona, ambos na Espanha. Cada time poderá escolher entre um dos traçados para seus treinos, que poderão ser divididos em três sessões de três dias cada.

Já a partir do próximo ano, tanto os pilotos da Fórmula 1 quanto da Fórmula 3000 terão obrigatoriamente de usar o suporte de proteção de pescoço e cabeça conhecido como HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado por "drivers" das Fórmulas CART/FedEx e Toyota/Atlantic. A FIA vai se encarregar de conseguir a licença para uso do dispositivo junto à DaimlerChrysler, montadora que comprou os direitos de comercialização junto ao inventor, que trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

No ano que vem e em 2004, a Federação Internacional de Automobilismo vai determinar novas regras para a construção dos chassis dos carros de F-1.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 27/07 - Vilander ganhou. Com ótima prova, Carrapatoso foi o segundo
 27/07 - O #50 seguia firme na frente. Burti era o 8º
 26/07 - Disputada a metade da prova em Spa
 26/07 - Bruno Junqueira animado para a corrida
 26/07 - Moreno destaca trabalho da equipe para largar em 3º
 26/07 - Veja as novas posições no grid para a prova em Londrina
 26/07 - Excesso de fumaça provocou desclassificações, entre elas a de Martins
 26/07 - Tracy responde com a pole position em Vancouver
 26/07 - ?Por isso todo mundo foi embora?, reclamou Tracy
 26/07 - O grid completo da prova deste domingo em Londrina
 26/07 - Martins vai sair na frente na prova em Londrina
 26/07 - Safety Car havia feito três intervenções até a 3ª hora
 26/07 - Baldo/Sant?Anna/Mariath largarão na frente em Curitiba
 26/07 - Perera marcou duas poles. Os brazucas ficaram fora dos "Top Ten"
 26/07 - Tracy é penalizado e Junqueira é o pole provisório
 26/07 - Toyota dá o troco e larga na frente em Michigan
 26/07 - Três vão ficar a pé para que os líderes usem seu carro
 26/07 - Gommendy venceu. Melo Júnior, o segundo, ainda é líder
 25/07 - Fuchter assume a liderança no "Sertões"
 25/07 - O Ferrari #22 largará na frente da "24 Horas de Spa"

... 603 604 605 606 607 608 609 610 611 612 613 614 615 616 617 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados