Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Ecclestone nem pensa em aposentadoria
Sexta-feira, 08 de Novembro de 2002
 
Falando recentemente ao jornal britânico ?The Guardian?, o inglês Bernie Ecclestone disse que a aposentadoria nem passa por sua cabeça.

O homem-forte da Fórmula 1, de 72 anos, trabalha atualmente mais que há 30 anos, quando começou a explorar o potencial mercadológico daquela que se transformou na mais milionária categoria do automobilismo em todo o planeta.

?Se eu estivesse trabalhando numa linha de produção, não estaria tão ávido por seguir dedicando meu tempo, mas adoro cada minuto, porque não tenho idéia do que vai acontecer no momento seguinte, e não saber o que vai acontecer é simplesmente maravilhoso?, sintetizou o inglês.

Tendo se tornado o mais rico homem de todo o esporte mundial, Ecclestone disse que a continuidade de seu trabalho nada tem a ver com o lado econômico: "Não estaria trabalhando se não gostasse do que faço. Não preciso disso?, ele admitiu.

Segundo Bernie, a continuidade do trabalho o mantém ativo: ?Se você quer morrer logo, você se retira?, brincou, emendando: "No momento que você deixa de fazer coisas, de pensar e trabalhar, o corpo deixa de responder, especialmente para pessoas que sempre trabalharam sob grande pressão por muito tempo?, completou.

Quem é Ecclestone

Nascido na cidade inglesa de St. Peters, em Suffolk, no dia 28 de outubro de 1930, o dirigente máximo da Fórmula 1 tentou participar de duas provas da categoria com um bólido da equipe Connaught equipado com motor Alta. Porém, a tentativa de ser piloto foi frustrada depois dos GPs de Mônaco e da Grã Bretanha de 1958, dos quais sequer conseguiu participar do grid.

Ao assumir a direção da equipe pela qual tentou correr, em 1958, o baixinho Bernard Charles Ecclestone, de 1m60, pegou gosto pela cartolagem, e começou a vislumbrar a possibilidade de transformar a Fórmula 1 no fenômeno que é atualmente.

O trabalho de campo começou em princípios dos anos 70, quando aos poucos, o ?business? em que o ?circo? poderia se transformar foi começando a ter o seu perfil.

Em 1972 Bernie Ecclestone comprou a equipe Brabham, pela qual o brazuca Nelson Piquet faturou os títulos mundiais de 1981 e 1983.

Junto com a administração do time que vendeu em 1988, Ecclestone exercia com mão-de-ferro a função de presidente da Formel One Constructors Association, a FOCA, que comprou os direitos de transmissão das provas.

Na esteira do crescimento dos negócios, surgiram a Formel One Menagement (FOM), e posteriormente a Formel One Administration (FOA) e a SLEC, empresa responsável pela venda dos direitos de transmissões televisivas da qual Ecclestone repassou 75% das ações para o agora quebrado grupo alemão de comunicações ?Kirsch?.

Mas nem pelo fato de ter repassado as ações à ?Kirsch? - que hoje estão nas mãos dos bancos credores-, o homem que recebeu da Federação Internacional de Automobilismo a autorização para explorar comercialmente o ?circo? por 25 anos perdeu poder, sendo ainda o responsável por todas as decisões estratégicas.

Os boatos sobre a sucessão de Bernie na condução dos rumos da Fórmula 1 após a aposentadoria do inglês dão conta de que o primeiro na linha sucessória seja o dono da McLaren Ron Dennis, que declarou recentemente numa entrevista não ser ele a pessoa mais indicada para o cargo.

Porém, a direção dos negócios da categoria de automobilismo mais badalada do planeta deve continuar por algum tempo nas mãos de Ecclestone, que na mesma entrevista ao jornal britânico disse ?Espero ter a cabeça funcionando perfeitamente até o momento de parar. Quero poder tomar essa decisão sozinho, sem que alguém tenha de me dizer ?é hora de deixar de fazer o que está fazendo?, finalizou o inglês.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 27/07 - Vilander ganhou. Com ótima prova, Carrapatoso foi o segundo
 27/07 - O #50 seguia firme na frente. Burti era o 8º
 26/07 - Disputada a metade da prova em Spa
 26/07 - Bruno Junqueira animado para a corrida
 26/07 - Moreno destaca trabalho da equipe para largar em 3º
 26/07 - Veja as novas posições no grid para a prova em Londrina
 26/07 - Excesso de fumaça provocou desclassificações, entre elas a de Martins
 26/07 - Tracy responde com a pole position em Vancouver
 26/07 - ?Por isso todo mundo foi embora?, reclamou Tracy
 26/07 - O grid completo da prova deste domingo em Londrina
 26/07 - Martins vai sair na frente na prova em Londrina
 26/07 - Safety Car havia feito três intervenções até a 3ª hora
 26/07 - Baldo/Sant?Anna/Mariath largarão na frente em Curitiba
 26/07 - Perera marcou duas poles. Os brazucas ficaram fora dos "Top Ten"
 26/07 - Tracy é penalizado e Junqueira é o pole provisório
 26/07 - Toyota dá o troco e larga na frente em Michigan
 26/07 - Três vão ficar a pé para que os líderes usem seu carro
 26/07 - Gommendy venceu. Melo Júnior, o segundo, ainda é líder
 25/07 - Fuchter assume a liderança no "Sertões"
 25/07 - O Ferrari #22 largará na frente da "24 Horas de Spa"

... 603 604 605 606 607 608 609 610 611 612 613 614 615 616 617 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados