Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Nürburgring: do belo "Laço Norte" aos dias atuais
Terça-feira, 24 de Junho de 2003
 
A história do circuito alemão de Nürburgring, que no próximo final de semana vai sediar pela oitava vez o Grande Prêmio da Europa, pode ser dividida em duas fases.

A primeira delas vai da inauguração da pista, em 1927, até 1976, ano em que um terrível acidente envolvendo o austríaco Andreas Nikolaus Lauda, ou simplesmente Niki Lauda, fez com que o traçado de inacreditáveis 22.835 metros fosse riscado do calendário da Fórmula 1, que já havia estado naquela pista em 22 ocasiões, sempre sendo sede do chamado "Grande Prêmio da Alemanha", hoje disputado na pista de Hockenheim.

Mas o acidente de Lauda, que escapou milagrosamente com vida de um incêndio ocorrido em seu Ferrari após um choque contra a saída da chamada curva "Bergwerk" - uma das 174 espalhadas pelo traçado -, não havia sido o primeiro grave ocorrido em Nürburgring, onde desastres já haviam provocado as mortes do argentino Onofre Marimon, em 1954, e do inglês Peter Collins, que faleceu no hospital em decorrência dos ferimentos sofridos quando seu Ferrari se chocou contra a barreira lateral à Curva "Pflanzgarten" nos treinos para o GP de 1958.

O desastre de Niki Lauda (que seis semanas depois do acidente voltou a competir, disputando a partir de Monza as provas finais de um certame que no final daquele 1976 seria vencido por James Hunt, seu companheiro britânico na Ferrari que levantaria o título por ter somado um único ponto a mais), deixou a pista de Nürburgring "de castigo" para reformas até a 1984, quando o traçado, então com 6.823 metros, sediou pela primeira vez o "GP da Europa", uma corrida que começou com o brasileiro Nelson Piquet na pole position - depois de ter marcado 1min18s87 com seu Brabham -, e terminou com a vitória do francês Alain Prost.

Não há exagero nenhum em dizer que aquele Grande Prêmio disputado no dia 1º de agosto de 1976 decretou o limiar entre a era do traçado de Nürburgring que passava em meio à floresta - uma pista definida pelo próprio site oficial do circuito como "a mais bonita e perigosa de todo o mundo"-, e sua "fase moderna", que passou pelo encolhimento dos pouco mais de 22 quilômetros para a pista 6.823 metros, e posteriormente para o traçado de 4.556 metros que estreou na prova do ano passado, e que vai ser usado de novo no próximo domingo.

A "Nordschleife", ou Laço Norte do circuito, atualmente é usada apenas nas edições da "24 Horas de Nürburgring" disputadas todos os anos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 23/07 - Sauber terá nova dupla de pilotos em 2004
 23/07 - Chegou a vez dos alemães verem as feras do Rali
 22/07 - Saiba quem foram os melhores na Super Sênior
 22/07 - Um paranaense e um "local" dominaram na Senior B
 22/07 - Mais uma vitória foi adicionada ao ranking
 22/07 - Lunático de Silverstone adiou por uma semana sua audiência
 22/07 - Os brutos vão invadir o Norte do Paraná
 22/07 - Confira a programação da rodada em Londrina
 22/07 - A Brascar vai de novo correr em Curitiba
 22/07 - Veja a curto texto da assessoria de Pizzonia sobre sua demissão
 22/07 - Com a palavra o promotor do evento
 22/07 - Wilson estará nesta quarta-feira na fábrica da Jaguar
 22/07 - Novidade sob a carenagem
 21/07 - De Ferran, Barrichello, Oliveira, Santos Jr... Confira os números
 21/07 - Chevrolet conquistou sua 400ª vitória na NASCAR
 21/07 - Um total de 49 carros inscritos para a Marlboro Masters
 21/07 - Três brasileiros inscritos no Marlboro Masters em Zandvoort
 21/07 - Floripa já vive o clima do Brasileiro de Kart
 21/07 - Confira o que diz o comunicado da Jaguar
 21/07 - Assessoria cala sobre a demissão de Pizzonia

... 605 606 607 608 609 610 611 612 613 614 615 616 617 618 619 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados