Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Para Newey, Michelin tem influencia no desempenho ruim dos carros
Sexta-feira, 21 de Junho de 2002
 
Outra vez sem ter conseguido construir um modelo capaz de fazer frente ao poderio das máquinas da Ferrari, a equipe McLaren encontrou na multiplicidade da carteira de clientes da Michelin a explicação para o desempenho ruim de seus carros.

Adrian Newey, o Diretor Técnico do time sediado em Woking, disse numa entrevista à revista italiana ´Autosprint´ que o fato da fabricante francesa de pneus vender seus compostos também para as equipes Williams e Renault fez com que houvesse a necessidade de mudanças nos modelos MP4/17 que vem sendo pilotados pelo escocês David Coulthard e pelo finlandês Kimi Raikkonen.

Segundo Newey, a equipe que lhe paga os salários precisava de compostos diferentes para instalação na parte traseira dos bólidos, exatamente o oposto do que foi pedido pelos dois outros times, que precisavam pneus diferentes para as rodas dianteiras.

Isto - ainda segundo Adrian -, teria feito com que toda a parte posterior dos carros tivesse de sofrer mudanças em relação ao projeto original, e o peso tivesse de ser redistribuído. "Quando existe muita diferença entre os pneus dianteiros e traseiros, é necessário deslocar o peso para a parte da frente, e isto torna o carro muito nervoso", falou.

Newey disse ainda que se a McLaren pudesse contar com "os mesmos pneus que foram usados nos testes de Inverno" os bólidos de Coulthard e Raikkonen estariam tendo um rendimento melhor.

O perfil de Adrian

Adrian Newey, um engenheiro aeronáutico que começou a trabalhar com automobilismo em 1980, como chefe de aerodinâmica da Fittipaldi, a equipe brasileira da F-1, está na McLaren desde 1997. Antes, foi chefe de projeto de carros de GTP da equipe March nos Estados Unidos, onde as máquinas que saíram de sua prancheta garantiram os títulos em 1983 e 84.

Entre 1985 e 87 Adrian continuou como Desenhista Chefe da March, desta vez no projeto F-Indy dos chassis que venceram consecutivamente as 500 Milhas de Indianápolis.

Ainda na March, mas já como Diretor Técnico, Newey desembarcou no "circo" da Fórmula 1 no mesmo ano de 1987. Antes de passar a vestir a camisa de seu atual empregador, Adrian trabalhou para a Williams, a partir de 1990.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 19/07 - Vencedor afirma que não foi desleal ao bloquear a ultrapassagem
 19/07 - Bia saiu do zero na tabela de classificação
 19/07 - Khodair é o novo líder da classificação
 19/07 - Veja os dez primeiros na prova em Jacarepaguá
 19/07 - Khodair venceu depois de um belo duelo com Motta
 19/07 - Oliveira ganhou a sétima consecutiva no Campeonato Alemão
 19/07 - Com a pena reduzida, Muffato poderá correr em Curitiba
 19/07 - Barron foi o melhor no último treino em Nashville
 19/07 - Nascimento Júnior largará na pole pela Copa Clio
 19/07 - Sueco consolidou-se na liderança
 19/07 - Wirdheim ganhou em Silverstone
 19/07 - O estreante Lapenna foi o melhor no treino
 19/07 - Equipes "aposentaram" os aerofólios, e voltaram aos retrovisores originais
 19/07 - Nascimento manteve-se à frente pela Clio
 19/07 - Troca de motor fez Gustavo Foizer perder cinco posições no grid
 19/07 - Barrichello vai sair na frente em Silvertstone
 19/07 - Khodair largará na frente também na prova do domingo
 19/07 - Santos Júnior marcou sua quarta pole consecutiva
 18/07 - Taylor vence pela quarta vez na Infiniti Pro
 18/07 - Scott Dixon marca mais uma pole. Castro Neves em 2º

... 607 608 609 610 611 612 613 614 615 616 617 618 619 620 621 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados