Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Um carro para derrotar os importados
Domingo, 20 de Fevereiro de 2005
 
Adilson Ayres, o ?Asa?, preparador de carros de corrida que participou do projeto Fitti F-1, e que há muito tempo trabalha com Nelson Piquet, está preparando um protótipo para disputar as provas de Endurance brasileiras, entrando nas pistas com condições de derrotar os importados.

O projeto, que receberá o nome de ?Ayres 001?, é realmente revolucionário, e a máquina é construída a partir de um chassi monocoque confeccionado em alclaide dural de aviação, empregando ainda muita fibra de carbono e titânio, materiais amplamente utilizados nos carros que disputam provas em Le Mans e da Fórmula 1.

Usando toda a experiência que adquiriu em suas temporadas no exterior, Adilson Asa acredita que a máquina será capaz de registrar tempos abaixo de 1min30s em Interlagos, uma aposta que se prende muito à carroceria construída em fibra de carbono e kevlar, que tem como ponto forte a aerodinâmica, sobre a qual o construtor evita dar maiores detalhes.

O protótipo deverá estar pronto em meados deste ano, e a estréia deverá acontecer na próxima edição da Mil Milhas.

Características Técnicas:
Projeto e construção: Adilson ?Asa? Ayres
Chassi: monocoque em alclaide dural de aviação
Motor: Nissan V-6 biturbo
Câmbio: Hewland DG300 de 5 marchas
Suspensão: independente nas quatro rodas com sistema de push-road, com barra estabilizadora regulável, de dentro do carro, na frente e atrás
Freios: Freio a disco Brembo em carbono nas 4 rodas
Amortecedores: Penske Regulace de três vias
Carroceria: Kevlar e carbono
Outros detalhes: Tanque de combustível em borracha ioul; pedaleira em fibra de carbono, Arco de proteção (santantônio) em molibidênio e titânio; arrefecimento por dois radiadores de água laterais e 4 litros cada com intercooler, e dois radiadores de óleo; rodas de 9,5 polegadas na dianteira e de 12 polegadas na traseira; parafusos em titânio, Semi-eixo em titânio vazado e peso aproximado: 560 kg.
 
Napoleão A. Ribeiro
 
» Leia também

 18/07 - Khodair sairá na frente da prova deste sábado no Rio
 18/07 - Brazucas fizeram "1-2" no treino da Européia
 18/07 - Quase tudo igual na classificatória da Internacional em Silverstone
 18/07 - Nascimento Júnior voltou a comandar o treino da Clio
 18/07 - Kanaan comandou o primeiro ensaio em Nashville
 18/07 - Domínio baiano no segundo treino da F-Renault no Rio
 18/07 - De Olho na telinha
 18/07 - Nascimento Júnior dominou o treino da Copa Clio
 18/07 - Barrichello bailou na curva
 18/07 - Michael terminou na frente a pré-qualificação
 18/07 - Gustavo Foizer comandou o primeiro treino no Rio
 18/07 - David Coulthard é o mais rápido em Silverstone
 18/07 - Confira o roteiro do Rally dos Sertões 2003
 18/07 - Confira a programação do Rally dos Sertões
 18/07 - Rally dos Sertões bate recorde de participantes
 18/07 - Protótipos vão ser calçados com pneus Michelin
 17/07 - Silverstone sediará a 7ª etapa do Campeonato Internacional
 17/07 - Coulthard confia no apoio da torcida para encerrar a má fase
 17/07 - Sarrazin liderou treino da F-Super Nissan em Lausitz
 17/07 - Marc Hynes vai correr em Silverstone

... 608 609 610 611 612 613 614 615 616 617 618 619 620 621 622 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados