Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Se há crise, ninguém contou para eles
Domingo, 03 de Fevereiro de 2002
 
Se realmente a economia norte-americana teve aprofundada sua crise depois dos ataques terroristas de 11 de setembro do ano passado, ninguém contou isto aos promotores do certame Winston Cup da NASCAR, a Stock Car da Terra de Tio Sam.

A categoria que desperta a paixão de dez entre dez amantes dos esportes motorizados da terra dos Estados Unidos têm programadas para esta temporada nada menos que 39 corridas, quase todas em circuitos ovais.

Exatamente em função da paixão que os torcedores alimentam pela categoria, sempre lotando as arquibancadas, os gênios do Marketing que trabalham em sua gestão conseguem a proeza de ter corridas patrocinadas pela Pepsi, e realizar uma prova de 600 milhas com o apoio da concorrente Coca-Cola.

A colocação de cotas para empresas concorrentes num mesmo segmento de mercado acontece também no ramo de auto peças e veículos. Nas auto-peças a NAPA e a Checker Auto Parts são patrocinadoras de provas, enquanto entre as montadoras existem corridas patrocinadas pela Daimler-Chrysler e pela GM.

Do mix de empresas que despejam seus Dólares nas corridas, há ainda os cigarros Winston (como "Title Sponsor" ), o energético Gatorade, a cerveja Budwiser, e, entre outras, a Goodyear, fornecedora exclusiva de pneus para a categoria.

Milhares de Dólares em prêmios

Seguindo a filosofia norte-americana do "vamos todos ganhar bem" (que infelizmente demorará bastante, se é que um dia surgirá no automobilismo brasileiro), os promotores da NASCAR Winston Cup dividem o bolo arrecadado com os pilotos, as equipes, e até mesmo com os funcionários dos times.

Apenas para que se tenha uma idéia de o quanto é distribuído, vejamos o que aconteceu com os 6 principais colocados na classificação final do certame 2001: Jeff Gordon, o campeão com 5112 pontos, arrecadou em prêmios US$ 6.436 milhões; Tony Stewart, o vice com 4763 pontos engordou sua conta bancária em US$ 3.493.040 milhões, enquanto o 3º colocado da classificação final, Sterling Marlin (que marcou 4741 pontos), embolsou US$ 3.361.660. Somando-se os prêmios pagos a Ricky Rudd, Dale Jarrett e Bobby Labonte, respectivamente ocupantes do 4º ao 6ª lugares do quadro de pontos, o montante atingido foi de nada modestos US$ 26.015.120 milhões.

No montante acima foram considerados apenas os 6 melhores do ano passado. Se considerados os prêmios pagos aos 70 pilotos que participaram das provas da Winston Cup no ano passado, as cifras tomam proporções ainda mais astronômicas.

Temporada começa no próximo final de semana

Os fãs do automobilismo da Terra de Tio Sam vão começar a matar saudades do ronco dos motores de diversas marcas que equipam os carros da NASCAR Winston Cup na próxima semana, quando o Daytona International Speedway recebe o "circo" para o "Budweiser Shootout". No dia 14 de fevereiro, desta vez com o patrocínio do energético Gatorade, acontece a prova de 125 milhas, um evento que define as posições de largada para a "Daytona 500", corrida que acontece uma semana depois. Foi na edição do ano passado da 500 Milhas de Daytona que morreu Dale Earnhardt, um dos astros que a categoria revelou.

Clique aqui para conferir a programação da NASCAR Winton Cup para 2002.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 17/07 - Marc Hynes vai correr em Silverstone
 17/07 - Programação em Nashville começa nesta sexta-feira
 17/07 - "Ecclestone quer o automobilismo nos Jogos Olímpicos", disse Maia
 17/07 - Lancieri vai substituir Deletraz na "24 Horas de Spa"
 17/07 - BAR também terá novo patrocinador
 17/07 - Vencedor da Copa Clio do ano passado no Rio está de volta
 17/07 - É muito bom quando as coisas simplesmente funcionam
 17/07 - Alex Zanardi treinou com um BMW 320i em Misano
 17/07 - Fittipaldi levou um enorme susto durante os treinos em Indianápolis
 17/07 - Jordan estréia novo patrocinador em Silverstone
 17/07 - Wilton Neto é o reforço carioca na Copa Clio
 17/07 - Olhos nipônicos atentos em Silverstone
 16/07 - Bem-vindo ao novo Speed On Line
 16/07 - Montagny tem mais um passeio marcado para domingo
 16/07 - Centauro já recebe inscrições para a 32ª Mil Milhas
 16/07 - Williams anuncia parceria com a Budweiser
 16/07 - Promotores vão convidar Maia para a bandeirada em Jacarepaguá
 16/07 - Alonso mostrou as instalações da fábrica aos jornalistas
 16/07 - Veja a programação do "circo" para a prova em Silverstone
 16/07 - Laffite vai voltar a correr

... 609 610 611 612 613 614 615 616 617 618 619 620 621 622 623 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados