Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Um carro para derrotar os importados
Domingo, 20 de Fevereiro de 2005
 
Adilson Ayres, o ?Asa?, preparador de carros de corrida que participou do projeto Fitti F-1, e que há muito tempo trabalha com Nelson Piquet, está preparando um protótipo para disputar as provas de Endurance brasileiras, entrando nas pistas com condições de derrotar os importados.

O projeto, que receberá o nome de ?Ayres 001?, é realmente revolucionário, e a máquina é construída a partir de um chassi monocoque confeccionado em alclaide dural de aviação, empregando ainda muita fibra de carbono e titânio, materiais amplamente utilizados nos carros que disputam provas em Le Mans e da Fórmula 1.

Usando toda a experiência que adquiriu em suas temporadas no exterior, Adilson Asa acredita que a máquina será capaz de registrar tempos abaixo de 1min30s em Interlagos, uma aposta que se prende muito à carroceria construída em fibra de carbono e kevlar, que tem como ponto forte a aerodinâmica, sobre a qual o construtor evita dar maiores detalhes.

O protótipo deverá estar pronto em meados deste ano, e a estréia deverá acontecer na próxima edição da Mil Milhas.

Características Técnicas:
Projeto e construção: Adilson ?Asa? Ayres
Chassi: monocoque em alclaide dural de aviação
Motor: Nissan V-6 biturbo
Câmbio: Hewland DG300 de 5 marchas
Suspensão: independente nas quatro rodas com sistema de push-road, com barra estabilizadora regulável, de dentro do carro, na frente e atrás
Freios: Freio a disco Brembo em carbono nas 4 rodas
Amortecedores: Penske Regulace de três vias
Carroceria: Kevlar e carbono
Outros detalhes: Tanque de combustível em borracha ioul; pedaleira em fibra de carbono, Arco de proteção (santantônio) em molibidênio e titânio; arrefecimento por dois radiadores de água laterais e 4 litros cada com intercooler, e dois radiadores de óleo; rodas de 9,5 polegadas na dianteira e de 12 polegadas na traseira; parafusos em titânio, Semi-eixo em titânio vazado e peso aproximado: 560 kg.
 
Napoleão A. Ribeiro
 
» Leia também

 15/07 - Quatro treinos e uma classificatória vão abrir a programação no Rio
 15/07 - F-Renault e Copa Clio: confira os horários da rodada carioca
 15/07 - O "circo" vai se armar pela 37ª vez em Silverstone
 15/07 - Confira todos os pole positions e vencedores em Silverstone
 15/07 - Renault estréia novo chassi na Inglaterra
 15/07 - Estratégia e sorte na vitória de Newman em Chicago
 15/07 - Giaffone quer voltar a correr ainda esse ano
 15/07 - Sant?anna/Baldo/Mariath venceram em Tarumã. Dornelles/Zambon na Turismo
 14/07 - Klien vence em Le Mans; Carbone assume vice-liderança
 14/07 - Anunciado mais um adiamento da estréia do MP 4/18
 14/07 - Dois dos atuais superam os totais de anos anteriores
 14/07 - Poles, Melhores Voltas, Vitórias... Saiba como estão os placares
 13/07 - Saiba como ficaram as tabelas do Sul-americano
 13/07 - Paul Tracy abre vantagem na liderança
 13/07 - Passeio dominical de Paul Tracy em Toronto
 13/07 - Van der Merwe volta a vencer em Outlon Park; Piquet foi o 4º
 13/07 - O "Estreantessaro" Losacco venceu pela primeira vez na V8
 13/07 - Dirani ganhou mais uma no Sul-americano
 13/07 - Piquet abandona e Van der Merwe vence em Outlon Park
 13/07 - Oliveira voltou a vencer na Alemanha

... 610 611 612 613 614 615 616 617 618 619 620 621 622 623 624 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados