Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mineiro Victor Corrêa surpreende em seu primeiro teste na F3 Inglesa
Quinta-feira, 23 de Outubro de 2008
 
Victor Corrêa ficou a apenas meio segundo do recorde da pista de Snetterton (Foto: Divulgação)
Piloto foi mais rápido que o campeão da temporada na pista de Snetterton, na Inglaterra

O brasileiro Victor Corrêa (Unifenas/Cooparaiso/Flash Power) deu nesta semana (22/10) mais um passo em sua carreira internacional no automobilismo. Ele fez pela primeira vez uma sessão de testes com um carro de Fórmula 3, na veloz pista de Snetterton, na Inglaterra. E assim como na Fórmula Ford, o piloto teve um desempenho surpreendente em seu primeiro contato com a categoria. ?Foi excelente, melhor do que esperávamos. Ele estreou no carro e já virou tempos muito competitivos?, opinou Lindsay Allen, um dos proprietários da Fluid Motorsport, atual campeã inglesa da F3 National.

Com pneus bastante gastos, Victor Corrêa registrou o tempo de 1min02s280 em sua melhor passagem do dia, ficando a apenas meio segundo da melhor marca já estabelecida na pista. O tempo do mineiro foi também meio segundo melhor do que a volta mais rápida (1min02s784) da sexta etapa da Fórmula 3 Inglesa este ano, registrada justamente pelo campeão Jay Bridger. ?Foi como gostaríamos. De maneira progressiva, o Victor foi baixando o tempo volta a volta, até alcançar esta marca. Ele foi um segundo mais rápido do que o Jay quando ele andou aqui pela primeira vez de F3?, atestou o experiente engenheiro Teo Lopes. ?É muito difícil um piloto novo encontrar o melhor em uma pista de alta como Snetterton, em sua primeira experiência?, garante o técnico que cuidou do Dallara F307/Mugen que garantiu o título de 2008 por antecipação.

Victor, que chegou a atingir os 240km/h durante os testes, ficou bastante entusiasmado com o carro e com seu desempenho em seu primeiro contato com a Fórmula 3. ?Foi muito legal, gostei pra caramba. O carro parece um autorama de tão colado que fica no chão?, surpreende-se. ?A aderência é muito grande comparado com o que eu já guiei. E o freio é muito mais eficiente?, explica o jovem de 18 anos, campeão da Fórmula São Paulo em 2007 e quarto colocado na Fórmula Ford Inglesa este ano, quando fez sua temporada de estréia no automobilismo europeu.

O teste foi dividido em duas partes. Pela manhã, Victor se preocupou mais em se acostumar com a novidade de pilotar um F3 e fez trechos longos, completando muitas voltas seguidas para acelerar o processo de adaptação. ?Foi importante para eu pegar confiança e a mão do carro?, explica o alfenense. No período da tarde, já mais adaptado, veio a melhor volta. ?Eu já estava bem mais confiante e o tempo acabou sendo muito bom?, lembra o titular da Unifenas/Cooparaiso/Flash Power. O piloto contou com dicas e o apoio de Jay Bridger, que acompanhou os testes.

Ao final do dia, depois de 140 voltas e quase sete horas de treinos, o brasileiro andou com pneus novos, mas as condições da pista já não estavam muito boas. ?Quando coloquei compostos zerados, eu já estava bastante cansado e o sol tinha baixado, dificultando bastante a visibilidade. Não consegui baixar meu tempo?, explica. Mesmo assim Victor ficou bastante satisfeito. ?O saldo é bem positivo. Deu para aproveitar bastante e todos da equipe ficaram contentes?, completa.

A Fórmula 3 Inglesa já revelou ao mundo o talento de pilotos como Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Ayrton Senna, Rubens Barrichello e mais recentemente Lewis Hamilton, que lidera a Fórmula 1 atualmente.

As diferenças básicas da National e International Class na Fórmula 3 Inglesa estão no motor, que no certame de base é exclusivamente o Honda Mugen de 230 hp ? na International são multimarcas -, e o chassi que é versão do ano anterior. Nas corridas os carros alinham no mesmo grid, mas tem pódio e pontuação separada.

Visite www.victorcorrea.com.br
 
João A. T. Otazu
 
» Leia também

 15/07 - Quatro treinos e uma classificatória vão abrir a programação no Rio
 15/07 - F-Renault e Copa Clio: confira os horários da rodada carioca
 15/07 - O "circo" vai se armar pela 37ª vez em Silverstone
 15/07 - Confira todos os pole positions e vencedores em Silverstone
 15/07 - Renault estréia novo chassi na Inglaterra
 15/07 - Estratégia e sorte na vitória de Newman em Chicago
 15/07 - Giaffone quer voltar a correr ainda esse ano
 15/07 - Sant?anna/Baldo/Mariath venceram em Tarumã. Dornelles/Zambon na Turismo
 14/07 - Klien vence em Le Mans; Carbone assume vice-liderança
 14/07 - Anunciado mais um adiamento da estréia do MP 4/18
 14/07 - Dois dos atuais superam os totais de anos anteriores
 14/07 - Poles, Melhores Voltas, Vitórias... Saiba como estão os placares
 13/07 - Saiba como ficaram as tabelas do Sul-americano
 13/07 - Paul Tracy abre vantagem na liderança
 13/07 - Passeio dominical de Paul Tracy em Toronto
 13/07 - Van der Merwe volta a vencer em Outlon Park; Piquet foi o 4º
 13/07 - O "Estreantessaro" Losacco venceu pela primeira vez na V8
 13/07 - Dirani ganhou mais uma no Sul-americano
 13/07 - Piquet abandona e Van der Merwe vence em Outlon Park
 13/07 - Oliveira voltou a vencer na Alemanha

... 610 611 612 613 614 615 616 617 618 619 620 621 622 623 624 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados