Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Um GP mais antigo que o próprio ?circo? ? Parte 2
Terça-feira, 09 de Setembro de 2003
 
Agora que você já conferiu um pouco da história dos GPs da Itália disputados antes da primeira prova oficial do ?circo? em Monza , vamos tratar das corridas da Fórmula 1 disputadas naquela pista, onde o primeiro GP oficial, vencido pelo italiano Giuseppe Farina - que correu com um Alfa Romeo 159 -, aconteceu no dia 3 de setembro de 1950.

Ao chegar à Itália, país-sede da 7ª e última etapa do Primeiro Mundial de Fórmula 1, a categoria já havia passado por Silverstone, no dia 13 de maio, por Mônaco, dia 23 do mesmo mês, por Indianápolis, (EUA), em 30 de maio, pela pista de Bremgarten, na Suíça, em 4 de junho, por Spa-Francorchamps, na Bélgica, em 18 de junho, e por Rheims, na França, no dia 2 de julho.

Em Silverstone o italiano Giuseppe Farina havia vencido, a exemplo do aconteceu na quinta prova, na Suécia. O argentino Juan Manuel Fangio, que assim como Farina competia com um modelo Alfa Romeo, havia chegado na frente nas disputas em Mônaco, Spa-Francorchamps e Rheims, enquanto a prova em solo norte-americano fora ganha por Johnnie Parsons, com um Kurtis.

Juan Manuel Fangio foi o melhor na tomada de tempos para a primeira corrida oficial da Fórmula 1 no ?Audrodromo Nazionale Di Monza?, percorrendo o circuito que então tinha 6.300 metros em 1min58s60. Coube ao portenho também a melhor volta daquela corrida, fechada em 2 minutos cravados.

Na disputa, porém, quem se deu melhor foi Farina, que comandou as 13 primeiras voltas, escoltou o líder Alberto Ascari na 14ª e 15ª voltas, e reassumiu o comando das ações no 16º giro, situação que permaneceu até a quadriculada, quando venceu pela terceira vez.

A disputa que teve Ascari como segundo colocado a bordo de um Ferrari, e Luigi Fagioli na terceira posição, também com um carro da ´Scuderia´, valeu a Nino Farina o título da temporada de 1950.

O privilégio de poder levar para casa o principal troféu da temporada inicial da Fórmula 1 Giuseppe Farina conquistou ao somar 30 pontos, dois a mais que Juan Manuel Fangio, o vice-campeão, e três adiante de Luigi Fagioli.

O detalhe curioso fica por conta do esmagador domínio da Alfa Romeo no certame, já que os três melhores no campeonato usaram carros da marca.

Vale lembrar que à época ainda não havia um certame de Construtores, que passou a ser disputado apenas na temporada de 1958.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 13/07 - Rosberg vence a primeira em Le Mans; Carbone foi o 6º
 13/07 - Favoretto comandou o Warm Up em Interlagos
 12/07 - Piquet marca duas pole positions em Oulton Park
 12/07 - Fernando Rees venceu a prova em Interlagos
 12/07 - Oliveira venceu mais uma no alemão da categoria
 12/07 - Maluhy dominou o último treino da V8
 12/07 - Dirani e Ribeiro marcam novamente as poles em Interlagos
 11/07 - Junqueira é o pole provisório em Toronto
 11/07 - De Olho na Telinha
 11/07 - Louis ganhou as duas provas do dia pela Cadete
 11/07 - Dirani comandou o segundo treino
 11/07 - Pista molhada no primeiro treino em Interlagos
 11/07 - Fim da linha para a Player?s no automobilismo
 09/07 - Calor, chuva, e as melhores marcas para dois pilotos da Williams
 09/07 - David Muffato é suspenso das duas próximas provas da V8
 09/07 - Largar na frente pode ser fundamental em Toronto
 09/07 - Alves Júnior ganhou a prova da Copa Fusca
 09/07 - Santos e Borges chegaram na frente pelo Pernambucano
 09/07 - Norte/Nordeste e Pernambucano de automobilismo movimentaram Caruaru
 08/07 - Saiba como ficaram os rankings após o último final de semana

... 611 612 613 614 615 616 617 618 619 620 621 622 623 624 625 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados