Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Antonio Pizzonia avalia início da nova Fórmula 1
Quarta-feira, 25 de Março de 2009
 
Amazonense aprova mudanças que visam melhorar as disputas na categoria

No próximo fim de semana (27-29/03) os amantes pela velocidade terão um prato cheio. A temporada 2009 da Fórmula 1 começa oficialmente na Austrália. Já no Brasil, a Copa Nextel Stock Car, principal categoria do automobilismo brasileiro, também dá o seu pontapé inicial. A prova de abertura acontece a partir das 11 horas (horário de Brasília) no autódromo de Interlagos, zona sul de São Paulo, templo maior do esporte a motor nacional.

O amazonense Antonio Pizzonia faz sua segunda temporada completa na Stock Car e estréia pela equipe brasiliense Amir Nasr Racing, umas das mais tradicionais do esporte no Brasil. Com passagens como piloto de testes e de provas pela Jaguar e pela Williams na F1, ele acredita que em cima dos testes de pré-temporada, as favoritas para a vitória em Melbourne são Ferrari e Brawn GP. “Acredito que as duas equipes estarão bem parecidas, com uma ligeira vantagem para a Brawn. Logo atrás devem estar a BMW e a Toyota”, comenta.

O esportista de Manaus afirma que pretende acompanhar todos os treinos e a corrida, e reservou sua torcida para os representantes brasileiros, especialmente para Rubens Barrichello. “Como torcedor brasileiro e amigo pessoal farei uma torcida especial pelo Rubinho, espero que ele encerre muito bem a carreira. Mas vou acompanhar e vibrar pelo Felipe, que também é meu amigo, mas ainda tem um futuro longo e brilhante pela frente”, concluiu.

Sobre as novidades da temporada, Pizzonia gostou bastante das mudanças aerodinâmicas. O aerofólio traseiro ficou mais alto e mais curto, enquanto o dianteiro ficou mais baixo e mais comprido. “Na teoria, vai diminuir a turbulência vinda da traseira do carro da frente e com isso, diminuir também a dificuldade de ultrapassagens”, conta. No regulamento anterior, o carro que vinha atrás perdia muita sustentação aerodinâmica na parte frontal e o piloto era obrigado a tirar o pé nas aproximações de curvas. “É sempre bom ver a organização se mexendo atrás de mudanças que possam ser positivas”, fala.

O titular da Amir Nasr Racing também falou sobre o Kers, um dos itens técnicos de mais discussão nesse início de temporada. “A idéia do Kers é interessante. Na situação de corrida, quem tiver o sistema funcionando e bem, vai levar muita vantagem. A desvantagem é o peso, mas os engenheiros sempre encontram maneiras para solucionar estes empecilhos”, explica. O Kers é um sistema que reaproveita a energia gerada nas frenagens e pode dar até 80 cv a mais de potência ao motor durante até seis segundos por volta.

Assim como em todas as categorias, a crise mundial também chegou à F1. “Todos estão precisando cortar custos, e acredito que no ano que vem isso afetará ainda mais a F1, talvez com saída de mais equipes. Mas todos os envolvidos na categoria estão trabalhando duro e existem pessoas inteligentes atrás de encontrar soluções para este problema também”, finaliza o amazonense.

Visite www.blogdopizzonia.zip.net
 
João A. T. Otazu
 
» Leia também

 08/07 - Matos venceu mais uma. E é líder no "National Championship" da F-Dodge
 08/07 - Ferrari e Williams comandaram os treinos em Barcelona
 08/07 - Imbatíveis, Lamanauskas/Amaral voltaram a ganhar. Veja os demais vencedores
 08/07 - Morrone ganhou a quarta etapa do certame da Fórmula São Paulo
 07/07 - Saiba como terminaram as provas da Força Livre em Interlagos
 07/07 - A classificação dos campeonatos do Carioca de Turismo
 07/07 - Wilton Neto e Renê Junqueira vencem no Carioca de Turismo
 07/07 - Magalhães voltou a vencer pela Classic
 07/07 - Campos, de novo, na Pick Up Racing
 07/07 - Head tenta amenizar o favoritismo da Williams na próxima prova
 07/07 - Ferrari vai trabalhar em três frentes para tentar conter a Williams
 07/07 - Bryan Herta chegou na frente. Castro Neves e De Ferran completaram o pódio
 06/07 - Maia conquistou mais uma vitória no certame da Barber Dodge Pro
 06/07 - Helou Jr. deixou os favoritos para trás na prova paulista da Brascar
 06/07 - Nascar: Estreante Greg Biffle vence a Daytona 400
 06/07 - Maurício saiu duas vezes na pole. E venceu duas vezes no Espanhol
 06/07 - BRASCAR: Trio pilotando AS Vectra marca pole
 06/07 - Ferrari continua à frente, mas Williams encosta
 06/07 - Michael e Kimi continuam nas duas principais posições da tabela
 06/07 - A Williams festeja sua segunda dobradinha no certame 2003

... 612 613 614 615 616 617 618 619 620 621 622 623 624 625 626 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados