Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Duas novas regras da FIA estréiam no GP Brasil
Domingo, 24 de Março de 2002
 
Duas das novas regras aprovadas pela reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo realizada na semana passada vão valer já a partir do Grande Prêmio do Brasil, que será realizado dentro de exatamente uma semana, em Interlagos.

Das novas normas, a que certamente vai gerar mais buxixo é aquela que determina que qualquer piloto que se envolver em um acidente partirá para a prova seguinte na condição de "infrator", o que fará com que perca 10 posições no grid.

Qualquer carro que não possa deixar o alinhamento por seus próprios meios 30 segundos depois da luz verde será retirado da formação, e levado até os boxes pelos "empurradores".

Na reunião da última quarta-feira o Conselho da FIA aprovou ainda outras medidas, a mais polêmica delas a que determina o uso de um único motor para todo o final de semana a partir de 2004. Também será aplicada a perda de 10 posições no alinhamento a qualquer piloto que por algum motivo tenha de ter substituído o propulsor de seu carro.

Uma das medidas aprovadas estréia no final deste ano: a que permite a realização de testes coletivos nos circuitos de Jerez de La Frontera e Barcelona, ambos na Espanha. Cada time poderá escolher entre um dos traçados para seus treinos, que poderão ser divididos em três sessões de três dias cada.

Já a partir do próximo ano, tanto os pilotos da Fórmula 1 quanto da Fórmula 3000 terão obrigatoriamente de usar o suporte de proteção de pescoço e cabeça conhecido como HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado por "drivers" das Fórmulas CART/FedEx e Toyota/Atlantic. A FIA vai se encarregar de conseguir a licença para uso do dispositivo junto à DaimlerChrysler, montadora que comprou os direitos de comercialização junto ao inventor, que trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

No ano que vem e em 2004, a Federação Internacional de Automobilismo vai determinar novas regras para a construção dos chassis dos carros de F-1.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 08/07 - Saiba como ficaram os rankings após o último final de semana
 08/07 - Matos venceu mais uma. E é líder no "National Championship" da F-Dodge
 08/07 - Ferrari e Williams comandaram os treinos em Barcelona
 08/07 - Imbatíveis, Lamanauskas/Amaral voltaram a ganhar. Veja os demais vencedores
 08/07 - Morrone ganhou a quarta etapa do certame da Fórmula São Paulo
 07/07 - Saiba como terminaram as provas da Força Livre em Interlagos
 07/07 - A classificação dos campeonatos do Carioca de Turismo
 07/07 - Wilton Neto e Renê Junqueira vencem no Carioca de Turismo
 07/07 - Magalhães voltou a vencer pela Classic
 07/07 - Campos, de novo, na Pick Up Racing
 07/07 - Head tenta amenizar o favoritismo da Williams na próxima prova
 07/07 - Ferrari vai trabalhar em três frentes para tentar conter a Williams
 07/07 - Bryan Herta chegou na frente. Castro Neves e De Ferran completaram o pódio
 06/07 - Maia conquistou mais uma vitória no certame da Barber Dodge Pro
 06/07 - Helou Jr. deixou os favoritos para trás na prova paulista da Brascar
 06/07 - Nascar: Estreante Greg Biffle vence a Daytona 400
 06/07 - Maurício saiu duas vezes na pole. E venceu duas vezes no Espanhol
 06/07 - BRASCAR: Trio pilotando AS Vectra marca pole
 06/07 - Ferrari continua à frente, mas Williams encosta
 06/07 - Michael e Kimi continuam nas duas principais posições da tabela

... 612 613 614 615 616 617 618 619 620 621 622 623 624 625 626 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados