Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Categoria vive seu sétimo momento histórico
Quarta-feira, 09 de Março de 2005
 
Além de contar todo ano desde a temporada de 1979 histórias de heróis e azarões, a Stock Car Brasil tem também as histórias paralelas de modificações que acabam sendo vistas nas pistas, e a entrada da Mitsubishi como uma segunda marca de motores na categoria é o sétimo marco neste sentido.

Daquele campeonato que começou com os modelos Opala até o que terá a primeira de suas doze etapas da temporada 2005 disputada em Interlagos no dia 1º de maio, muita coisa já mudou.

A primeira mudança da história aconteceu antes do início do Campeonato Brasileiro de 1986 (o 8º da história), quando por força da saída da GM, os pilotos decidiram descaracterizar os Opala, usando neles carenagens desenvolvidas pela Caio/Hidroplás, em Fibra de Vidro.

No ?ano 12? de disputas do Brasileiro, em 1990, os ?esqueletos? do modelo da General Motors continuavam cobertos por carenagens em Fibra, mas desta vez com modelos de linhas mais arredondadas, do chamado modelo ?Daipi?.

Em 1994 a companhia que usa o nome Chevrolet retornou à categoria, e decidiu trocar os velhos Opala pelos modelos Omega, que foram usados nas disputas até a temporada de 1999, a de número 21 da história.

A quinta mudança, a substituição de bases de carros de rua por chassis tubulares especialmente desenvolvidos para competições, aconteceu a partir do início do campeonato de 2000.

Um ano mais tarde, em 2001, portanto na 23ª temporada da categoria, aconteceu a aposentadoria dos motores seis cilindros da GM, e a introdução da ?primeira geração? de propulsores V8 importados dos Estados Unidos.

A substituição das unidades anteriores por um lote de propulsores V8 americanos novos não chegou a ser uma mudança tão radical assim na categoria quanto a troca das carenagens do modelo Vectra (usadas desde a estréia dos chassis tubulares), pelas do modelo Astra da GM, realizada do ano passado (2004).

Agora, com o anúncio da entrada da Mitsubishi, seus motores e as carenagens do Lancer equipando nove carros, acontece o sétimo grande fato da história da Stock Car Brasil.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 03/07 - Movimentação em Interlagos começa nesta sexta-feira
 03/07 - Paranaense de Arrancada lotou as arquibancadas em Pinhais
 02/07 - Festa da CBA: Confira os premiados do Campeonato Sul-brasileiro de Kart
 02/07 - Festa da CBA: Confira os premiados da Copa Brasil de Kart
 02/07 - Festa da CBA: Confira os premiados do Brasileiro de Kart
 02/07 - Festa da CBA: Confira os premiados do Mitsubishi Sports
 02/07 - Festa da CBA: Confira os premiados do Rali Cross Country
 02/07 - Festa da CBA: Confira os premiados do Rali de Velocidade
 02/07 - Festa da CBA: Confira os premiados da Velocidade na Terra
 02/07 - Festa da CBA: Confira os premiados da Arrancada
 02/07 - Festa da CBA: Confira os premiados do Endurance
 02/07 - Festa da CBA: Confira os premiados do Campeonato Brascar
 02/07 - Festa da CBA: Confira os premiados da Fórmula Truck
 02/07 - Festa da CBA: Confira os premiados do Renault Speed Show
 02/07 - Festa da CBA: Confira os premiados da Pick Up Racing
 02/07 - Festa da CBA: Confira os premiados da Fórmula 3
 02/07 - Festa da CBA: Confira os premiados das Stock Car
 02/07 - Anuários tem 4 volumes
 01/07 - Campo Grande é o próximo desafio para Alessandro Da Cas
 01/07 - A presença do Ministro, as premiações e as novidades anunciadas no evento

... 614 615 616 617 618 619 620 621 622 623 624 625 626 627 628 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados