Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 24/06 - Vem aí o GP número 33 em Nürburgring
 23/06 - Vitória apertada de Shuback no Carioca de Turismo
 23/06 - Bate boca na vitória de Robby Gordon em Sears Point
 23/06 - Tracy comemora a volta à liderança
 23/06 - Scaglione está participando de reuniões da FIA
 23/06 - Vettel voltou a vencer. Abreu foi ao pódio pela primeira vez
 23/06 - Fórmula Minas: quarta etapa reabriu o Kartódromo Serra Verde
 23/06 - Hamilton ganhou. Jimenez abandonou a prova em Rockingham
 23/06 - Kubica e Prémat venceram. Carbone foi 5º e 12º em Norisring
 23/06 - Donos do circuito festejam o recorde de público
 23/06 - Frank Williams elogiou Nelsinho Piquet
 22/06 - Spinelli/Vivolo chegaram na frente da disputa pela Copa Baja
 22/06 - Solberg chegou na frente na rodada cipriota do Mundial
 22/06 - Como terminou a disputa em Portland
 22/06 - Fernandez ganhou a primeira com sua própria equipe
 22/06 - Martins venceu em Brasília. Fogaça mantém a liderança
 22/06 - Resultado final e tabela de classificação da F-Truck
 22/06 - Uma surpresa, outra vitória de Pereira, e dois brasileiros na 4ª posição
 22/06 - Van der Merwe segue líder. Piquet manteve a terceira posição na tabela
 22/06 - Após a sexta volta, só deu Dirani. Ribeiro venceu de novo pela Light

... 619 620 621 622 623 624 625 626 627 628 629 630 631 632 633 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados