Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Traçado em Nürburg volta a receber o "circo"
Quinta-feira, 20 de Junho de 2002
 
O circuito de Nürburgring, na Alemanha, sediará no próximo domingo o Grande Prêmio da Europa, o 9º dos 17 totais previstos pelo calendário da temporada 2002 da Fórmula 1.

Tendo completado seu 75º ano no mês passado, a pista recebeu como presente uma espécie de "Bico de Pato" no final da reta dos boxes, o que transformará o traçado num ambiente a ser reconhecido pelos pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta.

A 5ª prova consecutiva

A corrida deste domingo será a 5ª consecutiva em que a pista situada em Nürburg sediará o Grande Prêmio da Europa, disputa que integra os calendários da F-1 desde 1983, quando o palco foi Brands Hatch, na Inglaterra.

Nürburgring sediou seu primeiro GP europeu em 1984, e voltou a constar do calendário da prova continental - que não aconteceu entre 86 a 92 - em 1995 e 96, e depois consecutivamente à partir de 1999.

Mas a presença do traçado no calendário do "circo" é quase tão antiga quanto a própria história dos certames da F-1, que correu pela primeira na pista em Nürburg no dia 29 de julho de 1951, numa disputa onde Alberto Ascari saiu da pole position e venceu a bordo de seu Ferrari, e Juan Manuel Fangio completou a volta mais rápida pilotando um Alfa Romeo.

À época, o traçado tinha exagerados 22.810 metros, uma extensão que passou a ser ainda maior após 1967, desde quando as corridas aconteceram numa pista com nada menos que 22.385 metros.

Com a nova metragem, a pista sediou os GPs da Alemanha entre as temporadas de 1967 a 1976, exceto o de 1970, que foi disputado em Hockenheim.

Depois de passar por uma reforma bastante ampla, que fez o traçado passar a ter 4.542 metros, Nürburgring - que em 76 entrou para a história por ter sido palco de um acidente seguido de incêndio que quase tirou a vida do austríaco Niki Lauda -, só sediou mais um GP alemão: o de 1985, quando o pole foi Teo Fabi, com um Tolemann, e a vitória foi de Michele Alboreto, com um Ferrari.

Clique aqui para conhecer todos os vencedores das provas em Nürburgring.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 24/06 - Vem aí o GP número 33 em Nürburgring
 23/06 - Vitória apertada de Shuback no Carioca de Turismo
 23/06 - Bate boca na vitória de Robby Gordon em Sears Point
 23/06 - Tracy comemora a volta à liderança
 23/06 - Scaglione está participando de reuniões da FIA
 23/06 - Vettel voltou a vencer. Abreu foi ao pódio pela primeira vez
 23/06 - Fórmula Minas: quarta etapa reabriu o Kartódromo Serra Verde
 23/06 - Hamilton ganhou. Jimenez abandonou a prova em Rockingham
 23/06 - Kubica e Prémat venceram. Carbone foi 5º e 12º em Norisring
 23/06 - Donos do circuito festejam o recorde de público
 23/06 - Frank Williams elogiou Nelsinho Piquet
 22/06 - Spinelli/Vivolo chegaram na frente da disputa pela Copa Baja
 22/06 - Solberg chegou na frente na rodada cipriota do Mundial
 22/06 - Como terminou a disputa em Portland
 22/06 - Fernandez ganhou a primeira com sua própria equipe
 22/06 - Martins venceu em Brasília. Fogaça mantém a liderança
 22/06 - Resultado final e tabela de classificação da F-Truck
 22/06 - Uma surpresa, outra vitória de Pereira, e dois brasileiros na 4ª posição
 22/06 - Van der Merwe segue líder. Piquet manteve a terceira posição na tabela
 22/06 - Após a sexta volta, só deu Dirani. Ribeiro venceu de novo pela Light

... 619 620 621 622 623 624 625 626 627 628 629 630 631 632 633 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados