Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA ? Habilidade de Hakkinen definiu a pole
Quarta-feira, 26 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da edição do Speed On Line , de 28 de março de 1998 (o primeiro sábado desde a entrada do site no ar).

O pole position do GP do Brasil, Mika Hakkinen disse que as condições do circuito de Interlagos combinam bastante com seu estilo de pilotar. Cheia de ondulações, a pista paulista este ano tornou-se um desafio especial para os pilotos devido à utilização de pneus com menos área de contato com o solo, motores mais potentes e soluções de aerodinâmica mais refinadas.

Mais velozes nas retas devido aos motores mais desenvolvidos e à aerodinâmica mais aprimorada, os novos F-1 chegam ao final da reta em velocidades superiores às obtidas no ano passado, obrigado o piloto a frear mais bruscamente.

Prevendo o esforço extra sofrido pelos sistemas de freio, os discos do dispositivo tiveram sua espessura aumentada. Como resultado, o carro tem um comportamento mais crítico nas freadas em alta velocidade, fato complicado pela menor área de contato dos compostos.

Mas o grande agravante em Interlagos é a grande quantidade de ondulações localizadas justamente em alguns pontos de freada. Alí é fácil ver as rodas saírem do chão e depois travarem, penalizando também os pneus. Na coletiva realizada após a tomada de tempos, os três melhores colocados - Hakkinen, Coulthard e Frentzen - se referiram ao piso do circuito como um agravante importante no acerto dos carros.

Durante a sessão de classificação , os Comissários liberaram um documento dizendo que Hakkinen, Damon Hill, Pedro Paulo Diniz, Eddie Irvine, Olivier Panis e Alexander Wurz poderiam perder suas melhores marcas nas classificatórias por terem desrespeitado a bandeira amarela durante os treinos.

Para Mika, não havia problemas pois, além de ter conquistado a pole, o finlandês também estabeleceu o segundo melhor tempo do dia. O clima de terror só se encerrou depois que os comissários ouviram as versões dos pilotos sobre a infração, e todos foram desculpados.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 24/06 - Vem aí o GP número 33 em Nürburgring
 23/06 - Vitória apertada de Shuback no Carioca de Turismo
 23/06 - Bate boca na vitória de Robby Gordon em Sears Point
 23/06 - Tracy comemora a volta à liderança
 23/06 - Scaglione está participando de reuniões da FIA
 23/06 - Vettel voltou a vencer. Abreu foi ao pódio pela primeira vez
 23/06 - Fórmula Minas: quarta etapa reabriu o Kartódromo Serra Verde
 23/06 - Hamilton ganhou. Jimenez abandonou a prova em Rockingham
 23/06 - Kubica e Prémat venceram. Carbone foi 5º e 12º em Norisring
 23/06 - Donos do circuito festejam o recorde de público
 23/06 - Frank Williams elogiou Nelsinho Piquet
 22/06 - Spinelli/Vivolo chegaram na frente da disputa pela Copa Baja
 22/06 - Solberg chegou na frente na rodada cipriota do Mundial
 22/06 - Como terminou a disputa em Portland
 22/06 - Fernandez ganhou a primeira com sua própria equipe
 22/06 - Martins venceu em Brasília. Fogaça mantém a liderança
 22/06 - Resultado final e tabela de classificação da F-Truck
 22/06 - Uma surpresa, outra vitória de Pereira, e dois brasileiros na 4ª posição
 22/06 - Van der Merwe segue líder. Piquet manteve a terceira posição na tabela
 22/06 - Após a sexta volta, só deu Dirani. Ribeiro venceu de novo pela Light

... 619 620 621 622 623 624 625 626 627 628 629 630 631 632 633 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados