Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Um GP mais antigo que o próprio ?circo? ? Parte 2
Terça-feira, 09 de Setembro de 2003
 
Agora que você já conferiu um pouco da história dos GPs da Itália disputados antes da primeira prova oficial do ?circo? em Monza , vamos tratar das corridas da Fórmula 1 disputadas naquela pista, onde o primeiro GP oficial, vencido pelo italiano Giuseppe Farina - que correu com um Alfa Romeo 159 -, aconteceu no dia 3 de setembro de 1950.

Ao chegar à Itália, país-sede da 7ª e última etapa do Primeiro Mundial de Fórmula 1, a categoria já havia passado por Silverstone, no dia 13 de maio, por Mônaco, dia 23 do mesmo mês, por Indianápolis, (EUA), em 30 de maio, pela pista de Bremgarten, na Suíça, em 4 de junho, por Spa-Francorchamps, na Bélgica, em 18 de junho, e por Rheims, na França, no dia 2 de julho.

Em Silverstone o italiano Giuseppe Farina havia vencido, a exemplo do aconteceu na quinta prova, na Suécia. O argentino Juan Manuel Fangio, que assim como Farina competia com um modelo Alfa Romeo, havia chegado na frente nas disputas em Mônaco, Spa-Francorchamps e Rheims, enquanto a prova em solo norte-americano fora ganha por Johnnie Parsons, com um Kurtis.

Juan Manuel Fangio foi o melhor na tomada de tempos para a primeira corrida oficial da Fórmula 1 no ?Audrodromo Nazionale Di Monza?, percorrendo o circuito que então tinha 6.300 metros em 1min58s60. Coube ao portenho também a melhor volta daquela corrida, fechada em 2 minutos cravados.

Na disputa, porém, quem se deu melhor foi Farina, que comandou as 13 primeiras voltas, escoltou o líder Alberto Ascari na 14ª e 15ª voltas, e reassumiu o comando das ações no 16º giro, situação que permaneceu até a quadriculada, quando venceu pela terceira vez.

A disputa que teve Ascari como segundo colocado a bordo de um Ferrari, e Luigi Fagioli na terceira posição, também com um carro da ´Scuderia´, valeu a Nino Farina o título da temporada de 1950.

O privilégio de poder levar para casa o principal troféu da temporada inicial da Fórmula 1 Giuseppe Farina conquistou ao somar 30 pontos, dois a mais que Juan Manuel Fangio, o vice-campeão, e três adiante de Luigi Fagioli.

O detalhe curioso fica por conta do esmagador domínio da Alfa Romeo no certame, já que os três melhores no campeonato usaram carros da marca.

Vale lembrar que à época ainda não havia um certame de Construtores, que passou a ser disputado apenas na temporada de 1958.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 21/06 - "Tráfego!". "Venha para o boxe. Você está na primeira marca!"
 21/06 - Cirino sairá na frente da disputa deste domingo em Brasília
 21/06 - Jourdain segue na frente em Portland
 21/06 - Dirani voltou a ganhar. Ribeiro faturou mais uma pela Light
 21/06 - Watts de novo na pole. E Nelsinho outra vez com a nona marca
 21/06 - Cirino terminou na frente o último treino livre em Brasília
 21/06 - Hamilton na pole. Jimenez alinhará em quinto
 21/06 - Watts sairá na frente. Piquet alinhará na nona posição
 21/06 - Sarrazin marca outra pole. Rocha sai na 8ª posição
 21/06 - Valles marcou mais uma pole. Ebrahim voltou a cair
 21/06 - Devaney venceu. Abreu foi o quinto na corrida em Norisring
 21/06 - Nenhum brazuca entre os "Top Ten" do grid. Sarrazin é o pole em Monza
 21/06 - Valles na pole. Lauda completará a primeira fila
 21/06 - Piccione foi o melhor. Nelsinho ficou com a 10ª marca
 20/06 - Fogaça voltou a deixar todos para trás na F-Truck
 20/06 - Jourdain é o pole provisório para a prova em Portland
 20/06 - Dirani e Ribeiro saem na frente neste sábado
 20/06 - Chuva forte interrompeu o segundo treino. Tagliani terminou na frente
 20/06 - Devaney e Vettel saem na pole. Abreu larga duas vezes da quarta fila
 20/06 - Tracy dominou. Junqueira terminou na quarta marca

... 620 621 622 623 624 625 626 627 628 629 630 631 632 633 634 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados