Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Categoria vive seu sétimo momento histórico
Quarta-feira, 09 de Março de 2005
 
Além de contar todo ano desde a temporada de 1979 histórias de heróis e azarões, a Stock Car Brasil tem também as histórias paralelas de modificações que acabam sendo vistas nas pistas, e a entrada da Mitsubishi como uma segunda marca de motores na categoria é o sétimo marco neste sentido.

Daquele campeonato que começou com os modelos Opala até o que terá a primeira de suas doze etapas da temporada 2005 disputada em Interlagos no dia 1º de maio, muita coisa já mudou.

A primeira mudança da história aconteceu antes do início do Campeonato Brasileiro de 1986 (o 8º da história), quando por força da saída da GM, os pilotos decidiram descaracterizar os Opala, usando neles carenagens desenvolvidas pela Caio/Hidroplás, em Fibra de Vidro.

No ?ano 12? de disputas do Brasileiro, em 1990, os ?esqueletos? do modelo da General Motors continuavam cobertos por carenagens em Fibra, mas desta vez com modelos de linhas mais arredondadas, do chamado modelo ?Daipi?.

Em 1994 a companhia que usa o nome Chevrolet retornou à categoria, e decidiu trocar os velhos Opala pelos modelos Omega, que foram usados nas disputas até a temporada de 1999, a de número 21 da história.

A quinta mudança, a substituição de bases de carros de rua por chassis tubulares especialmente desenvolvidos para competições, aconteceu a partir do início do campeonato de 2000.

Um ano mais tarde, em 2001, portanto na 23ª temporada da categoria, aconteceu a aposentadoria dos motores seis cilindros da GM, e a introdução da ?primeira geração? de propulsores V8 importados dos Estados Unidos.

A substituição das unidades anteriores por um lote de propulsores V8 americanos novos não chegou a ser uma mudança tão radical assim na categoria quanto a troca das carenagens do modelo Vectra (usadas desde a estréia dos chassis tubulares), pelas do modelo Astra da GM, realizada do ano passado (2004).

Agora, com o anúncio da entrada da Mitsubishi, seus motores e as carenagens do Lancer equipando nove carros, acontece o sétimo grande fato da história da Stock Car Brasil.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 21/06 - "Tráfego!". "Venha para o boxe. Você está na primeira marca!"
 21/06 - Cirino sairá na frente da disputa deste domingo em Brasília
 21/06 - Jourdain segue na frente em Portland
 21/06 - Dirani voltou a ganhar. Ribeiro faturou mais uma pela Light
 21/06 - Watts de novo na pole. E Nelsinho outra vez com a nona marca
 21/06 - Cirino terminou na frente o último treino livre em Brasília
 21/06 - Hamilton na pole. Jimenez alinhará em quinto
 21/06 - Watts sairá na frente. Piquet alinhará na nona posição
 21/06 - Sarrazin marca outra pole. Rocha sai na 8ª posição
 21/06 - Valles marcou mais uma pole. Ebrahim voltou a cair
 21/06 - Devaney venceu. Abreu foi o quinto na corrida em Norisring
 21/06 - Nenhum brazuca entre os "Top Ten" do grid. Sarrazin é o pole em Monza
 21/06 - Valles na pole. Lauda completará a primeira fila
 21/06 - Piccione foi o melhor. Nelsinho ficou com a 10ª marca
 20/06 - Fogaça voltou a deixar todos para trás na F-Truck
 20/06 - Jourdain é o pole provisório para a prova em Portland
 20/06 - Dirani e Ribeiro saem na frente neste sábado
 20/06 - Chuva forte interrompeu o segundo treino. Tagliani terminou na frente
 20/06 - Devaney e Vettel saem na pole. Abreu larga duas vezes da quarta fila
 20/06 - Tracy dominou. Junqueira terminou na quarta marca

... 620 621 622 623 624 625 626 627 628 629 630 631 632 633 634 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados