Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Traçado em Nürburg volta a receber o "circo"
Quinta-feira, 20 de Junho de 2002
 
O circuito de Nürburgring, na Alemanha, sediará no próximo domingo o Grande Prêmio da Europa, o 9º dos 17 totais previstos pelo calendário da temporada 2002 da Fórmula 1.

Tendo completado seu 75º ano no mês passado, a pista recebeu como presente uma espécie de "Bico de Pato" no final da reta dos boxes, o que transformará o traçado num ambiente a ser reconhecido pelos pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta.

A 5ª prova consecutiva

A corrida deste domingo será a 5ª consecutiva em que a pista situada em Nürburg sediará o Grande Prêmio da Europa, disputa que integra os calendários da F-1 desde 1983, quando o palco foi Brands Hatch, na Inglaterra.

Nürburgring sediou seu primeiro GP europeu em 1984, e voltou a constar do calendário da prova continental - que não aconteceu entre 86 a 92 - em 1995 e 96, e depois consecutivamente à partir de 1999.

Mas a presença do traçado no calendário do "circo" é quase tão antiga quanto a própria história dos certames da F-1, que correu pela primeira na pista em Nürburg no dia 29 de julho de 1951, numa disputa onde Alberto Ascari saiu da pole position e venceu a bordo de seu Ferrari, e Juan Manuel Fangio completou a volta mais rápida pilotando um Alfa Romeo.

À época, o traçado tinha exagerados 22.810 metros, uma extensão que passou a ser ainda maior após 1967, desde quando as corridas aconteceram numa pista com nada menos que 22.385 metros.

Com a nova metragem, a pista sediou os GPs da Alemanha entre as temporadas de 1967 a 1976, exceto o de 1970, que foi disputado em Hockenheim.

Depois de passar por uma reforma bastante ampla, que fez o traçado passar a ter 4.542 metros, Nürburgring - que em 76 entrou para a história por ter sido palco de um acidente seguido de incêndio que quase tirou a vida do austríaco Niki Lauda -, só sediou mais um GP alemão: o de 1985, quando o pole foi Teo Fabi, com um Tolemann, e a vitória foi de Michele Alboreto, com um Ferrari.

Clique aqui para conhecer todos os vencedores das provas em Nürburgring.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 22/06 - Van der Merwe e Watts venceram em Castle Combe. Piquet foi 9º e 8º
 21/06 - "Tráfego!". "Venha para o boxe. Você está na primeira marca!"
 21/06 - Cirino sairá na frente da disputa deste domingo em Brasília
 21/06 - Jourdain segue na frente em Portland
 21/06 - Dirani voltou a ganhar. Ribeiro faturou mais uma pela Light
 21/06 - Watts de novo na pole. E Nelsinho outra vez com a nona marca
 21/06 - Cirino terminou na frente o último treino livre em Brasília
 21/06 - Hamilton na pole. Jimenez alinhará em quinto
 21/06 - Watts sairá na frente. Piquet alinhará na nona posição
 21/06 - Sarrazin marca outra pole. Rocha sai na 8ª posição
 21/06 - Valles marcou mais uma pole. Ebrahim voltou a cair
 21/06 - Devaney venceu. Abreu foi o quinto na corrida em Norisring
 21/06 - Nenhum brazuca entre os "Top Ten" do grid. Sarrazin é o pole em Monza
 21/06 - Valles na pole. Lauda completará a primeira fila
 21/06 - Piccione foi o melhor. Nelsinho ficou com a 10ª marca
 20/06 - Fogaça voltou a deixar todos para trás na F-Truck
 20/06 - Jourdain é o pole provisório para a prova em Portland
 20/06 - Dirani e Ribeiro saem na frente neste sábado
 20/06 - Chuva forte interrompeu o segundo treino. Tagliani terminou na frente
 20/06 - Devaney e Vettel saem na pole. Abreu larga duas vezes da quarta fila

... 620 621 622 623 624 625 626 627 628 629 630 631 632 633 634 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados