Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
"Novela" do traçado goiano começou em 99
Terça-feira, 12 de Março de 2002
 
O Autódromo Internacional de Goiânia, inaugurado na primeira metade da década de 70, foi durante muitos anos um paradigma de segurança, já que as áreas de escape eram bastante amplas, e o asfalto apresentava quase sempre condições perfeitas.

Nas décadas de 70, 80 e 90, a pista de 3.835 metros situada no quilômetro 4 da Rodovia GO-020 foi palco de provas memoráveis, principalmente pela realização de edições da "12 Horas de Goiânia", prova que acontecia anualmente, dentro dos calendários do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos.

Mas, à medida em que os anos foram se passando, ocorreu o desgaste natural do asfalto, e o aparecimento de alguns buracos, o que levou o Governo do Estado de Goiás a manter a pista fechada ao longo de nada menos que 11 meses em 1998.

Numa prova realizada em 1999, quando pilotos da Espron tanto de Brasília quanto de São Paulo viajaram até a capital goiana para a festa de reinauguração, ficou claro que o recapeamento do asfalto foi muito mal realizado, tanto que já naquela disputa surgiram os primeiros buracos, em especial na chamada "Curva do Miolo".

Apesar do asfalto ruim, provas de Campeonatos Brasileiros foram realizadas em Goiânia durante a própria temporada de 1999 e na seguinte.

No princípio de 2001, a pista foi fechada para a correção do serviço ruim feito principalmente no asfalto da entrada do miolo, o que forçou a Stock Car a adiar de junho para agosto a prova que deveria acontecer no traçado.

Na corrida realizada em agosto, o asfalto acabou se deteriorando completamente, o que forçou os dirigentes da Stock Car a novamente mudarem seu planejamento inicial, transferindo a penúltima rodada do certame da capital de Goiás para Londrina, no Paraná.

Depois da prova em agosto, surgiu a promessa do Governo de reformar não só o asfalto quanto também as instalações do circuito, que obviamente foram se desgastando com o passar do tempo.

E nesta terça-feira, de novo, a questão das iminentes reformas foi adiada, gerando o sério risco de que nenhuma disputa de certames nacionais ou regionais aconteça na capital de Goiás.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 19/06 - Minardi compra cinco "carroças" da falida Arrows
 19/06 - Pela primeira vez "do lado de lá" da fronteira
 19/06 - Vem aí a segunda rodada dos certames cariocas
 19/06 - A caravana dos Brutos já chegou lá. E vai movimentar o Distrito Federal
 19/06 - Burns é o líder na chegada do "circo" do Mundial ao Chipre
 18/06 - Saiba quem venceu nas provas conjuntas em Aldeia da Serra
 18/06 - Hiar venceu uma. Silva ganhou a outra prova da Júnior 125
 18/06 - Füchter/Gomes, Viana/Granela e Tedesco/Hubert Jr. foram os vitoriosos
 18/06 - Algum buxixo, e a segunda vitória consecutiva de Cirello na Copa Fusca
 18/06 - Mais um entrave para a estréia do novo carro da McLaren
 18/06 - Oliveira e Mattos fizeram mudar os placares
 18/06 - Mattos: duas vitórias brasileiras no Canadá
 18/06 - Saiba como terminaram as provas da Força Livre
 18/06 - Força Livre: Confira como estão as tabelas
 18/06 - Veja os resultados das corridas da Força Livre
 17/06 - Fernando foi prá Galera no final da prova da F-São Paulo
 17/06 - BTCC quer voltar ao programa da rodada Inglesa da F-1
 17/06 - Pick Ups do DTM já estão indo para a Capital Federal
 17/06 - Eddie Jordan vai à Justiça contra a Vodafone
 17/06 - Saiba quem foram os vencedores pela Turismo N

... 622 623 624 625 626 627 628 629 630 631 632 633 634 635 636 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados