Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA - Equipe Williams quer regulamento mais preciso
Segunda-feira, 24 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da primeira edição do  Speed On Line , de 26 de março de 1998.

O Diretor Técnico da Williams, Patrick Head, criticou a FIA por, em sua opinião, ?estar operando o Campeonato de F-1 com regras de critérios vagos?. Segundo Head, quando uma equipe tem alguma idéia nova, tem que submetê-la à comissão técnica da entidade e aguardar um parecer.

Se o novo dispositivo for considerado legal, a equipe terá permissão para produzí-lo. Caso a idéia seja considerada como fora do regulamento, a FIA enviará um comunicado.

O sistema de freios da McLaren foi o estopim da polêmica para todas as equipes. Head acha que o correto seria um regulamento mais rígido, no qual as equipes não precisariam consultar a FIA e, desta forma, ficarem à mercê de interpretações da Comissão Técnica. "O problema é que com o regulamento desta forma, a FIA pode interpretá-lo da maneira que quiser, e quando quiser", resumia.

O estopim do problema foi o polêmico sistema de freios da McLaren, considerado legal pela entidade. Várias equipes reclamaram contra o sistema, alegando que se tratava de um tipo de controle de tração ou um sistema de direção nas quatro rodas.

O polêmico sistema de freios do time de Woking funciona por meio de um terceiro pedal e um dispositivo que, quando acionado, direciona mais força frenante para uma das duas rodas traseiras. Desta forma, ao acionar o pedal e o dispositivo, o piloto impede que as rodas patinem, o que facilita a entrada e saída do monoposto nas curvas.

As equipes também suspeitam que o sistema possua algum tipo de controle eletrônico ? o que configuraria auxílio eletrônico ao piloto, proibido no regulamento.

Segundo Jacques Villeneuve, da Williams, que vem desenvolvendo um sistema semelhante, mas completamente mecânico, seria impossível para o piloto modular a força correta a ser aplicada ao freio e ainda precisar o momento exato de fazê-lo.

De qualquer forma, a FIA nega todas as hipóteses levantadas pelas equipes rivais da McLaren. Para Patrick Head, o episódio marcou um bom momento de rever o regulamento da F-1. "Hoje, quando uma equipe submete alguma idéia à FIA e esta é aprovada, só ela equipe fica sabendo. As demais, que por sua leitura do regulamento possam ter achado que o dispositivo seria ilegal, acabam prejudicadas", disse Patrick, que bate na tecla de um regulamento mais exato e sem necessidade de interpretações da Federação internacional de Automobilismo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 19/06 - Minardi compra cinco "carroças" da falida Arrows
 19/06 - Pela primeira vez "do lado de lá" da fronteira
 19/06 - Vem aí a segunda rodada dos certames cariocas
 19/06 - A caravana dos Brutos já chegou lá. E vai movimentar o Distrito Federal
 19/06 - Burns é o líder na chegada do "circo" do Mundial ao Chipre
 18/06 - Saiba quem venceu nas provas conjuntas em Aldeia da Serra
 18/06 - Hiar venceu uma. Silva ganhou a outra prova da Júnior 125
 18/06 - Füchter/Gomes, Viana/Granela e Tedesco/Hubert Jr. foram os vitoriosos
 18/06 - Algum buxixo, e a segunda vitória consecutiva de Cirello na Copa Fusca
 18/06 - Mais um entrave para a estréia do novo carro da McLaren
 18/06 - Oliveira e Mattos fizeram mudar os placares
 18/06 - Mattos: duas vitórias brasileiras no Canadá
 18/06 - Saiba como terminaram as provas da Força Livre
 18/06 - Força Livre: Confira como estão as tabelas
 18/06 - Veja os resultados das corridas da Força Livre
 17/06 - Fernando foi prá Galera no final da prova da F-São Paulo
 17/06 - BTCC quer voltar ao programa da rodada Inglesa da F-1
 17/06 - Pick Ups do DTM já estão indo para a Capital Federal
 17/06 - Eddie Jordan vai à Justiça contra a Vodafone
 17/06 - Saiba quem foram os vencedores pela Turismo N

... 622 623 624 625 626 627 628 629 630 631 632 633 634 635 636 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados