Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA ? Habilidade de Hakkinen definiu a pole
Quarta-feira, 26 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da edição do Speed On Line , de 28 de março de 1998 (o primeiro sábado desde a entrada do site no ar).

O pole position do GP do Brasil, Mika Hakkinen disse que as condições do circuito de Interlagos combinam bastante com seu estilo de pilotar. Cheia de ondulações, a pista paulista este ano tornou-se um desafio especial para os pilotos devido à utilização de pneus com menos área de contato com o solo, motores mais potentes e soluções de aerodinâmica mais refinadas.

Mais velozes nas retas devido aos motores mais desenvolvidos e à aerodinâmica mais aprimorada, os novos F-1 chegam ao final da reta em velocidades superiores às obtidas no ano passado, obrigado o piloto a frear mais bruscamente.

Prevendo o esforço extra sofrido pelos sistemas de freio, os discos do dispositivo tiveram sua espessura aumentada. Como resultado, o carro tem um comportamento mais crítico nas freadas em alta velocidade, fato complicado pela menor área de contato dos compostos.

Mas o grande agravante em Interlagos é a grande quantidade de ondulações localizadas justamente em alguns pontos de freada. Alí é fácil ver as rodas saírem do chão e depois travarem, penalizando também os pneus. Na coletiva realizada após a tomada de tempos, os três melhores colocados - Hakkinen, Coulthard e Frentzen - se referiram ao piso do circuito como um agravante importante no acerto dos carros.

Durante a sessão de classificação , os Comissários liberaram um documento dizendo que Hakkinen, Damon Hill, Pedro Paulo Diniz, Eddie Irvine, Olivier Panis e Alexander Wurz poderiam perder suas melhores marcas nas classificatórias por terem desrespeitado a bandeira amarela durante os treinos.

Para Mika, não havia problemas pois, além de ter conquistado a pole, o finlandês também estabeleceu o segundo melhor tempo do dia. O clima de terror só se encerrou depois que os comissários ouviram as versões dos pilotos sobre a infração, e todos foram desculpados.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 19/06 - Minardi compra cinco "carroças" da falida Arrows
 19/06 - Pela primeira vez "do lado de lá" da fronteira
 19/06 - Vem aí a segunda rodada dos certames cariocas
 19/06 - A caravana dos Brutos já chegou lá. E vai movimentar o Distrito Federal
 19/06 - Burns é o líder na chegada do "circo" do Mundial ao Chipre
 18/06 - Saiba quem venceu nas provas conjuntas em Aldeia da Serra
 18/06 - Hiar venceu uma. Silva ganhou a outra prova da Júnior 125
 18/06 - Füchter/Gomes, Viana/Granela e Tedesco/Hubert Jr. foram os vitoriosos
 18/06 - Algum buxixo, e a segunda vitória consecutiva de Cirello na Copa Fusca
 18/06 - Mais um entrave para a estréia do novo carro da McLaren
 18/06 - Oliveira e Mattos fizeram mudar os placares
 18/06 - Mattos: duas vitórias brasileiras no Canadá
 18/06 - Saiba como terminaram as provas da Força Livre
 18/06 - Força Livre: Confira como estão as tabelas
 18/06 - Veja os resultados das corridas da Força Livre
 17/06 - Fernando foi prá Galera no final da prova da F-São Paulo
 17/06 - BTCC quer voltar ao programa da rodada Inglesa da F-1
 17/06 - Pick Ups do DTM já estão indo para a Capital Federal
 17/06 - Eddie Jordan vai à Justiça contra a Vodafone
 17/06 - Saiba quem foram os vencedores pela Turismo N

... 622 623 624 625 626 627 628 629 630 631 632 633 634 635 636 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados