Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
O criador falando da criatura
Quinta-feira, 01 de Abril de 2004
 
Dizendo-se muito feliz por poder ter juntado sua paixão pelo automobilismo à profissão que exerce, Hermann Tilke contou que não foi nada fácil construir o circuito de Bahrain, que neste final de semana vai sediar a terceira etapa do Mundial de Fórmula 1.

O Técnico alemão que além do projeto da pista em Sakhir assinou também os dos traçados de Sepang, na Malásia, e de Xangai, na China ? onde o ?circo? estará em 26 de novembro, na disputa da 16ª etapa -, falou que para que o traçado de Bahrain pudesse ser construído, tiveram de ser removidos mais de 1 milhão de metros cúbicos de areia, destacando que ?os bancos de areia são mais duros que concreto, e foi necessário o uso de dinamite?.

Comentando a respeito das características do circuito no Bahrain, Tilke ressaltou que ?Existem coisas que precisam ser levadas em consideração na hora de um projeto, e uma delas é a necessidade dos carros estarem juntos depois da primeira curva. Só que muitos dos fãs do esporte não sabem disso?, disse.

Quem é Tilke

Engenheiro Civil, Hermann Tilke fundou uma empresa de Engenharia que leva seu sobrenome em 1984, na cidade de Aachen, na Alemanha, onde comanda um time formado por outros nove técnicos, entre Engenheiros e Arquitetos.

Além de atuar na área de planejamento urbano, a empresa de Tilke conseguiu trabalhos também num meio que veio a calhar para o apaixonado por automobilismo Hermann: fazer a adequação de traçados, e construir autódromos pelo mundo afora.

Em seu país natal, Hermann Tilke assinou o projeto do circuito de Sachsenring ? concluído em 2001 ? e de reformas nos traçados Hockenheim e Nürburgring.

Fora da Alemanha, a empresa Tilke já havia deixado sua marca através do projeto do traçado austríaco de A-1 Ring ? entregue em 1995 -, e de ampliação das arquibancadas no circuito da Catalunha, em Barcelona, na Espanha.

O Fuji International Speedway, no Japão, foi outro traçado que recebeu a chancela de Tilke, que passou a ter mais destaque na mídia internacional depois da inauguração do circuito de Sepang, na Malásia - em 1998 -, e mais recentemente nos projetos dos traçados em Xangai, na China, e no Bahrain, onde o ?circo? está armado para a prova deste final de semana.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 17/06 - Veja os resultados das provas da Turismo N
 17/06 - Magalhães venceu a terceira consecutiva na Classic
 17/06 - Saiba como estão as tabelas da Classic
 17/06 - A palavra é do Diretor de Prova
 16/06 - Kurt Busch venceu pela terceira vez no ano
 16/06 - O #85 permaneceu quase 6 horas parado nos boxes
 15/06 - Kanaan segue na frente da tabela; Dixon é o 2º
 15/06 - Scott Dixon venceu a ?Honda Indy 225?
 15/06 - Jourdain Jr. ainda é o líder do campeonato
 15/06 - Vitória de Patrick Carpentier em Laguna Seca
 15/06 - Campeonato de pilotos tem novo líder
 15/06 - Michael Schumacher venceu o GP do Canadá
 14/06 - Carro mais leve tira pole de Jourdain em Laguna Seca
 14/06 - Takagi sofre punição por acidente no Texas
 14/06 - Kanaan na pole em Pikes Peak
 14/06 - Começou bastante confusa a rodada do "Paulistão"
 14/06 - Chuva atrasa o treino classificatório em Pikes Peak
 14/06 - Jourdain Jr. largará na pole em Laguna Seca
 14/06 - Veja como ficou o novo grid em Londrina
 14/06 - Duda Pamplona herdou a pole position em Londrina

... 623 624 625 626 627 628 629 630 631 632 633 634 635 636 637 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados