Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA ? Habilidade de Hakkinen definiu a pole
Quarta-feira, 26 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da edição do Speed On Line , de 28 de março de 1998 (o primeiro sábado desde a entrada do site no ar).

O pole position do GP do Brasil, Mika Hakkinen disse que as condições do circuito de Interlagos combinam bastante com seu estilo de pilotar. Cheia de ondulações, a pista paulista este ano tornou-se um desafio especial para os pilotos devido à utilização de pneus com menos área de contato com o solo, motores mais potentes e soluções de aerodinâmica mais refinadas.

Mais velozes nas retas devido aos motores mais desenvolvidos e à aerodinâmica mais aprimorada, os novos F-1 chegam ao final da reta em velocidades superiores às obtidas no ano passado, obrigado o piloto a frear mais bruscamente.

Prevendo o esforço extra sofrido pelos sistemas de freio, os discos do dispositivo tiveram sua espessura aumentada. Como resultado, o carro tem um comportamento mais crítico nas freadas em alta velocidade, fato complicado pela menor área de contato dos compostos.

Mas o grande agravante em Interlagos é a grande quantidade de ondulações localizadas justamente em alguns pontos de freada. Alí é fácil ver as rodas saírem do chão e depois travarem, penalizando também os pneus. Na coletiva realizada após a tomada de tempos, os três melhores colocados - Hakkinen, Coulthard e Frentzen - se referiram ao piso do circuito como um agravante importante no acerto dos carros.

Durante a sessão de classificação , os Comissários liberaram um documento dizendo que Hakkinen, Damon Hill, Pedro Paulo Diniz, Eddie Irvine, Olivier Panis e Alexander Wurz poderiam perder suas melhores marcas nas classificatórias por terem desrespeitado a bandeira amarela durante os treinos.

Para Mika, não havia problemas pois, além de ter conquistado a pole, o finlandês também estabeleceu o segundo melhor tempo do dia. O clima de terror só se encerrou depois que os comissários ouviram as versões dos pilotos sobre a infração, e todos foram desculpados.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 08/06 - Briscoe vence mais uma na F3 Européia; Carbone em 4º
 08/06 - Vitória inglesa em Spa-Francorchamps; Streit foi o 4º
 08/06 - Hamilton venceu em Silverstone; Jimenez foi o 8º
 08/06 - Martin conquista sua primeira vitória no WRC
 07/06 - Kanaan continua na liderança; Unser Jr. é o segundo
 07/06 - Vitória de Al Unser Jr. na ?Bombardier 500?
 07/06 - Sant´Anna/Baldo/Mariath vão sair na frente em Tarumã
 07/06 - Confira abaixo os tempos da primeira classificatória
 06/06 - Giaffone liderou último treino no Texas
 06/06 - Aírton Daré passa bem após a dupla cirurgia
 06/06 - Daré será operado na noite desta sexta-feira
 06/06 - Airton Daré bateu forte no primeiro treino livre
 06/06 - Chip Ganassi dominou o grid no Texas
 05/06 - Liberado pelos médicos, Guerra vai correr em Brasília
 05/06 - Paranaense de Velocidade na Terra prosseguirá no domingo
 05/06 - Adiada a prova de abertura do Paranaense
 05/06 - Abreu vai ao Lausitzring para a disputa de mais uma rodada dupla
 05/06 - Brazucas vão à Bélgica de olho na melhoria de suas posições na tabela
 05/06 - Rumo a Holanda
 05/06 - As feras do Mundial estão na Grécia

... 626 627 628 629 630 631 632 633 634 635 636 637 638 639 640 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados