Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
20 anos após o auge, o Brasileiro de Marcas vai voltar a acontecer
Sexta-feira, 24 de Outubro de 2003
 
O Campeonato Brasileiro de Marcas, sucesso que durou de 1983 a 1994, e que teve seu auge na segunda temporada, quando a média de carros alinhados foi de 60, vai voltar a ser disputado em 2004.

A Confederação Brasileira de Automobilismo será a responsável pelo renascimento do certame que inicialmente terá uma categoria voltada aos carros 1.6 ?que já disputam os diversos campeonatos de Turismo N espalhados pelo país?, lembra o Presidente Paulo Scaglione, que salienta que, após, será criada uma divisão destinada aos veículos com propulsores de 2 litros.

No retorno do campeonato ao cenário brasileiro, a idéia é de que as corridas tenham transmissões pela TV, para o que a CBA inclusive já iniciou conversas com potenciais patrocinadores. ?Nossa idéia é termos um parceiro que arque com os custos apenas da transmissão por TV?, conta Scaglione.

Um passeio pela história da categoria

Sucesso é a palavra que melhor define especialmente os primeiros anos dos 11 em que o Brasileiro de Marcas e Pilotos foi disputado, um tempo em que as competições mobilizavam pilotos e preparadores literalmente de Norte a Sul do país.

A história do Campeonato começou em 1983, quando o mineiro Toninho da Matta (pai do atual piloto da equipe Toyota de Fórmula 1 Cristiano da Matta) sagrou-se o melhor depois das seis corridas válidas pelo campeonato que disputou a bordo de um modelo 147 da Fiat.

As 8 provas da temporada de 1984 marcaram o auge da categoria, com 60 carros por corrida, em média, num certame que começou com a ?6 Horas? ? que teve 69 carros alinhados -, e terminou depois da ?12 Horas de Interlagos?, uma corrida que contou com a participação de 59 veículos, e depois da qual a dupla formada pelo carioca Jayme Figueiredo e pelo paulista Xandy Negrão festejou o título, correndo com um modelo Voyage da Volkswagen.

Já sem o apelo inicial, uma vez que muitos desentendimentos aconteceram principalmente por questões ligadas aos regulamentos, o Brasileiro de Marcas e Pilotos foi perdendo força, tendo uma temporada bastante fraca em 1993, e terminando depois das 8 corridas disputadas em 1994.

A partir de agora, exceto nos finais de semana, você vai acompanhar conosco cada uma das temporadas válidas pelo Brasileiro de Marcas e Pilotos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 04/06 - Já estão à venda os ingressos para a prova do campeonato Brascar
 04/06 - Aprovada em plenário a MP 118
 04/06 - Brascar firma acordo com Bandsports
 03/06 - Resultados atualizaram os placares
 03/06 - Maurício venceu uma prova na rodada dupla em Jerez
 03/06 - Promotores prometem lotar Tarumã na terceira etapa do Brascar
 03/06 - Corrigida a tabela do Brasileiro da F-Renault
 03/06 - Entenda o critério para as atualizações dos rankings
 03/06 - Poles, Melhores voltas e vitórias movimentaram os rankings
 03/06 - BAR lançará nova linha de Merchandising
 03/06 - Domingo musical
 03/06 - Sem medo da Febre Asiática
 02/06 - Cresceu a lista de ?estrangeiros?
 02/06 - Vitória de Ryan Newman em Dover
 01/06 - Campos vence na molhada pista de Tarumã
 01/06 - Marcos Gomes é o novo líder da tabela da F-Renault
 01/06 - Veja como ficou a tabela da Copa Clio
 01/06 - Confira os dez primeiros da F-Renault em Pinhais
 01/06 - Salustiano chegou na frente na segunda etapa do Brasileiro
 01/06 - Terceira vitória consecutiva coloca Melo Júnior na liderança da S. Renault

... 627 628 629 630 631 632 633 634 635 636 637 638 639 640 641 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados