Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA ? Habilidade de Hakkinen definiu a pole
Quarta-feira, 26 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da edição do Speed On Line , de 28 de março de 1998 (o primeiro sábado desde a entrada do site no ar).

O pole position do GP do Brasil, Mika Hakkinen disse que as condições do circuito de Interlagos combinam bastante com seu estilo de pilotar. Cheia de ondulações, a pista paulista este ano tornou-se um desafio especial para os pilotos devido à utilização de pneus com menos área de contato com o solo, motores mais potentes e soluções de aerodinâmica mais refinadas.

Mais velozes nas retas devido aos motores mais desenvolvidos e à aerodinâmica mais aprimorada, os novos F-1 chegam ao final da reta em velocidades superiores às obtidas no ano passado, obrigado o piloto a frear mais bruscamente.

Prevendo o esforço extra sofrido pelos sistemas de freio, os discos do dispositivo tiveram sua espessura aumentada. Como resultado, o carro tem um comportamento mais crítico nas freadas em alta velocidade, fato complicado pela menor área de contato dos compostos.

Mas o grande agravante em Interlagos é a grande quantidade de ondulações localizadas justamente em alguns pontos de freada. Alí é fácil ver as rodas saírem do chão e depois travarem, penalizando também os pneus. Na coletiva realizada após a tomada de tempos, os três melhores colocados - Hakkinen, Coulthard e Frentzen - se referiram ao piso do circuito como um agravante importante no acerto dos carros.

Durante a sessão de classificação , os Comissários liberaram um documento dizendo que Hakkinen, Damon Hill, Pedro Paulo Diniz, Eddie Irvine, Olivier Panis e Alexander Wurz poderiam perder suas melhores marcas nas classificatórias por terem desrespeitado a bandeira amarela durante os treinos.

Para Mika, não havia problemas pois, além de ter conquistado a pole, o finlandês também estabeleceu o segundo melhor tempo do dia. O clima de terror só se encerrou depois que os comissários ouviram as versões dos pilotos sobre a infração, e todos foram desculpados.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 01/06 - Terceira vitória consecutiva coloca Melo Júnior na liderança da S. Renault
 01/06 - Conill venceu a prova de abertura da Copa Clio
 01/06 - McLaren reconquistou o topo no quadro de pontos dos Construtores
 01/06 - E Raikkonen continua a liderar a tabela
 01/06 - Confira o resultado final da disputa em Mônaco
 01/06 - Montoya quebra o jejum de vitórias da Williams nas ruas de Monte Carlo
 01/06 - O grid completo para a prova de abertura da Copa Clio
 01/06 - Confira o resultado e a classificação
 01/06 - Jourdain Júnior venceu a prova da CART em Milwaukee
 31/05 - Dalziel venceu. Orsi bateu
 31/05 - Vitória brasileira na Barber Dodge Pro
 31/05 - Campos vai sair na frente em Tarumã
 31/05 - Trapalhada de Wirdheim dá a vitória a Kiesa em Mônaco
 31/05 - Bauer é o pole da Clio em Pinhais
 31/05 - Confira o grid completo para a prova da F-Renault em Pinhais
 31/05 - Sondermann e Salustiano vão formar a primeira fila em Pinhais
 31/05 - Nenhuma surpresa nos treinos da Pick Up Racing em Tarumã
 31/05 - Saiba como será formado o grid da prova desta noite
 31/05 - Halliday na pole. Melo Jr. vai completar a primeira fila do grid em Mônaco
 31/05 - Confira todos os tempos no treino final da Clio

... 628 629 630 631 632 633 634 635 636 637 638 639 640 641 642 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados