Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Nürburgring: do belo "Laço Norte" aos dias atuais
Terça-feira, 24 de Junho de 2003
 
A história do circuito alemão de Nürburgring, que no próximo final de semana vai sediar pela oitava vez o Grande Prêmio da Europa, pode ser dividida em duas fases.

A primeira delas vai da inauguração da pista, em 1927, até 1976, ano em que um terrível acidente envolvendo o austríaco Andreas Nikolaus Lauda, ou simplesmente Niki Lauda, fez com que o traçado de inacreditáveis 22.835 metros fosse riscado do calendário da Fórmula 1, que já havia estado naquela pista em 22 ocasiões, sempre sendo sede do chamado "Grande Prêmio da Alemanha", hoje disputado na pista de Hockenheim.

Mas o acidente de Lauda, que escapou milagrosamente com vida de um incêndio ocorrido em seu Ferrari após um choque contra a saída da chamada curva "Bergwerk" - uma das 174 espalhadas pelo traçado -, não havia sido o primeiro grave ocorrido em Nürburgring, onde desastres já haviam provocado as mortes do argentino Onofre Marimon, em 1954, e do inglês Peter Collins, que faleceu no hospital em decorrência dos ferimentos sofridos quando seu Ferrari se chocou contra a barreira lateral à Curva "Pflanzgarten" nos treinos para o GP de 1958.

O desastre de Niki Lauda (que seis semanas depois do acidente voltou a competir, disputando a partir de Monza as provas finais de um certame que no final daquele 1976 seria vencido por James Hunt, seu companheiro britânico na Ferrari que levantaria o título por ter somado um único ponto a mais), deixou a pista de Nürburgring "de castigo" para reformas até a 1984, quando o traçado, então com 6.823 metros, sediou pela primeira vez o "GP da Europa", uma corrida que começou com o brasileiro Nelson Piquet na pole position - depois de ter marcado 1min18s87 com seu Brabham -, e terminou com a vitória do francês Alain Prost.

Não há exagero nenhum em dizer que aquele Grande Prêmio disputado no dia 1º de agosto de 1976 decretou o limiar entre a era do traçado de Nürburgring que passava em meio à floresta - uma pista definida pelo próprio site oficial do circuito como "a mais bonita e perigosa de todo o mundo"-, e sua "fase moderna", que passou pelo encolhimento dos pouco mais de 22 quilômetros para a pista 6.823 metros, e posteriormente para o traçado de 4.556 metros que estreou na prova do ano passado, e que vai ser usado de novo no próximo domingo.

A "Nordschleife", ou Laço Norte do circuito, atualmente é usada apenas nas edições da "24 Horas de Nürburgring" disputadas todos os anos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 01/06 - Conill venceu a prova de abertura da Copa Clio
 01/06 - McLaren reconquistou o topo no quadro de pontos dos Construtores
 01/06 - E Raikkonen continua a liderar a tabela
 01/06 - Confira o resultado final da disputa em Mônaco
 01/06 - Montoya quebra o jejum de vitórias da Williams nas ruas de Monte Carlo
 01/06 - O grid completo para a prova de abertura da Copa Clio
 01/06 - Confira o resultado e a classificação
 01/06 - Jourdain Júnior venceu a prova da CART em Milwaukee
 31/05 - Dalziel venceu. Orsi bateu
 31/05 - Vitória brasileira na Barber Dodge Pro
 31/05 - Campos vai sair na frente em Tarumã
 31/05 - Trapalhada de Wirdheim dá a vitória a Kiesa em Mônaco
 31/05 - Bauer é o pole da Clio em Pinhais
 31/05 - Confira o grid completo para a prova da F-Renault em Pinhais
 31/05 - Sondermann e Salustiano vão formar a primeira fila em Pinhais
 31/05 - Nenhuma surpresa nos treinos da Pick Up Racing em Tarumã
 31/05 - Saiba como será formado o grid da prova desta noite
 31/05 - Halliday na pole. Melo Jr. vai completar a primeira fila do grid em Mônaco
 31/05 - Confira todos os tempos no treino final da Clio
 31/05 - Fábio Carreira. Outra vez

... 628 629 630 631 632 633 634 635 636 637 638 639 640 641 642 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados